Portal Revista Opinião

Professora aposentada e escritora freitense Pastora Lopes, morre aos 92 anos vítima da Covid-19

Matéria publicada em, 3 de agosto de 2020

LUTO NA EDUCAÇÃO: Faleceu nas primeiras horas desta segunda-feira 03 de agosto 2020, no Hospital Unimed em Teresina-PI, vítima da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, a professora aposentada e historiadora Pastora Lopes de Lima Carvalho, 92 anos de idade, que residia na Rua Hugo Napoleão, centro de José de Freitas, exemplo de luta por uma educação pública de qualidade.

De acordo com informações repassadas ao Revista Opinião pelo o advogado Ezequiel Miranda Dias, genro da falecida, dão conta que a mesma foi acometida da Covid-19, e após sentir os primeiros sintomas a mesma foi encaminhada para o hospital particular em Teresina, sendo que nas primeiras horas desta segunda-feira, (03) a paciente não resistiu e faleceu em decorrência do  novo Coronavírus.

Em vida, Pastora Lopes deixou seu legado para a educação pública de José de Freitas, comandou com muita competência durante muito anos a Supervisão de Ensino das escolas da rede estadual que funcionam em José de Freitas, na qual travou uma grande batalha em prol de um ensino público de qualidade no município. Foi também a primeira Presidente da Associação local dos Professores da rede estadual, sendo a idealizadora e fundadora do antigo Clube dos Professores, na Avenida João Gaioso, centro desta cidade.

Pastora Lopes era viúva do comerciante Gustavo Carvalho, proprietário de uma loja de tecidos bastante procurada, que funcionava ao lado da residência do casal na Rua Hugo Napoleão, centro de José de Freitas. A professora era também autora do livro ‘José de Freitas Presente e Passado’, que relata a historia do município de José de Freitas. Atualmente a mesma morava com uma filha na Chácara Monte Verde, que fica as margens da PI-113, zona rural de Teresina.

O corpo chegou em José de Freitas por volta das 10h da manhã, o veículo funerário com o corpo da professora foi posicionada em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, e na oportunidade foi cercado por familiares e amigos. O padre Primo realizou a benção do corpo e em seguida foi encaminhado para o sepultamento neste município. Veja o momento que o corpo chega em José de Freitas, repórter F. Mendes.

A prefeitura Municipal de José de Freitas, emitiu uma nota de pesar em condolências ao falecimento da mesma.

Com Robert Freitas, genro Ezequiel Miranda e a filha Claudete Miranda


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO