Vem aí a 1ª Revisão para o Enem 2015 de José de Freitas

As escolas da rede estadual de ensino do município de José de Freitas, estado do Piauí, “Antonio Freitas”, “Governador Pedro Freitas”, “CEEP Ferdinand Freitas” e “CEEPRU Firmo Cunha”, com o intuito de oportunizar um preparatório aos seus alunos, resolveram fazer um projeto oferecendo a I Revisão Geral Preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015.

download

“Visando o aprimoramento do conhecimento de nossos alunos ao longo do ano de 2015, preparando-os ainda mais para o Enem, propusemos a organização de pelo menos duas grandes revisões para todos os alunos da rede estadual de ensino da cidade de José de Freitas-PI, bem como para toda a comunidade josedefreitense, organizadas pelas próprias escolas estaduais”, diz o professor Junior, diretor da Escola Agrotécnica da Ema, um dos idealizadores do projeto.

Previamente, o projeto ocorrerá em dois encontros, o primeiro no dia 04 e o segundo no dia 18 de outubro do ano em curso, com início às 7h30 e término às 13h00, no teatro municipal.

O primeiro encontro será feito com professores convidados de grandes escolas particulares de Teresina-PI. O segundo encontro reunirá professores da rede estadual de José de Freitas, todos voluntariamente.

cartaz materia

No primeiro momento a revisão abrangerá as disciplinas Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. O material disponibilizado aos alunos durante a revisão será elaborado pelos professores, reproduzido pelas escolas envolvidas e distribuído aos alunos no dia do evento. Para ter acesso ao material, o aluno deverá fazer uma inscrição na escola onde estuda, pagando um valor simbólico de R$ 5,00 (cinco reais) para pagar custeio com material.

Na primeira revisão, dia 04/10, estarão participando do projeto professores dos Colégios Tamandaré, Inec, Séculos, Objetivo, Instituto Santo Agostinho, Ifma, Vip Curso e Diocesano.

O que é o Enem

O ENEM é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil para avaliar a qualidade do ensino médio no país e para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SISU (Sistema de Seleção Unificada). O principal objetivo do exame é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção o ENEM foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior. É considerado também uma referência para autoavaliação com vistas a auxiliar nas escolhas futuras dos cidadãos, tanto com relação à continuidade dos estudos, quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. O exame pode ainda servir como complemento do currículo para a seleção de emprego.

Da Redação