A validação de títulos de mestrados e doutorados adquiridos no exterior estará na pauta das reuniões.
O deputado Fábio Novo (PT) esteve reunido na tarde desta quarta-feira (16) com o senador Cristóvão Buarque (PDT). O objetivo foi discutir a polêmica do não reconhecimento dos títulos de mestrado e doutorado conquistados no exterior pelas universidades do Piauí.
Na oportunidade, o piauiense solicitou audiência pública em Teresina com o senador, que deve acontecer no mês de abril, para discutir a falta de reconhecimento do grau pelas universidades piauienses.
Fábio Novo é autor de um projeto de lei, em parceria com a deputada Liziê Coelho (PSB), que recomenda para as universidades do Piauí que sejam reconhecidos os mestrados e doutorados cursados, pelo menos, em Portugal e no MERCOSUL.
O parlamentar informou ainda que Cristóvão Buarque se solidarizou com a causa e que afirmou ter recebido outras denúncias de diversas partes do país. “Os alunos ganham bolsas, viajam, e quando voltam, não tem o título”, disse Fábio Novo.
O deputado estadual exemplificou a situação com o caso do procurador Marcos Aurélio Caminha, que fez mestrado no exterior e não conseguiu legalizar o diploma no Brasil. Ele é professor do curso Bacharelado em Direito e entrou com ação na Justiça.
Fonte: cidadeverde.com