Portal Revista Opinião

Prorrogada licitação milionária em José de Freitas

Matéria publicada em, 14 de junho de 2012

A Prefeitura Municipal de José de Freitas prorrogou as inscrições de empresas interessadas e adiou a licitação milionária que seria realizada ontem,  quinta-feira, 14 de Junho, na sede da prefeitura. A prorrogação foi motivada para retificação do edital. A licitação será para a aquisição de equipamentos, material hospitalar, odontológico, material de limpeza e lavanderia, material de laboratório, medicamentos controlados e comuns para a Secretaria de Saúde e para o Hospital Municipal Nossa Senhora  do Livramento. A nova data está marcada para a próxima quarta-feira, dia 20 de junho.

O valor da licitação é de R$ 3.885.982,80 (três milhões, oitocentos e oitenta e cinco mil, novecentos e oitenta e dois reais e oitenta centavos).

Em período ou ano de eleições não há vedação que impeça ou proíba o agente público de realizar processos licitatórios, seja para a compra de bens ou contratação de serviços. O que se deve observar são os valores altos e a quantidade de licitações realizadas e contratações dentro do período eleitoral. Este papel, de fiscal do executivo municipal,  deve ser feito exatamente pelo poder legislativo municipal, através de seus nove vereadores e, na inércia destes, pelo ministério público, sobretudo quando o agente público tem algum histórico desabonador na gestão de recursos públicos.

Outro aspecto que deve ser observado é que a atual administração não deveria deixar contas e dívidas com valores altos para a próxima gestão, pois restam apenas seis meses para o encerramento do atual mandato, a não ser que esta já se considere reeleita para mais quatro anos.

Fica a pergunta: será que o legislativo municipal de José de Freitas fiscalizará e mostrará cada centavo gasto em mais essa licitação? Ou a administração municipal se antecipará e divulgará, através de portais, rádios ou outdoors, cada centavo gasto para que não fiquem dúvidas para seus munícipes?

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO