Portal Revista Opinião

Prof. Santos do IFPI é premiado com a melhor dissertação do nordeste na área de produção animal

Matéria publicada em, 2 de dezembro de 2022

O professor José dos Santos de Moura, atual diretor-geral do Campus José de Freitas do IFPI, recebeu o prêmio de melhor dissertação do Nordeste na área de Produção Animal, outorgado pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA). A premiação ocorreu nesta quarta-feira, 30 de novembro, durante a abertura do XVI Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), em Fortaleza (CE).

A dissertação intitulada “Algoritmo de visão computacional para identificação de galinhas da raça Canela-preta” foi produzida e defendida no Programa de Pós-graduação em Zootecnia Tropical (PPGZT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O trabalho do professor do IFPI teve a orientação do professor Natanael Pereira da Silva Santos (UFPI) e coorientação do professor Otílio Paulo da Silva Neto (IFPI).

O trabalho de José dos Santos concorreu ao prêmio com dissertações defendidas e aprovadas em instituições de ensino do Nordeste em programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A avaliação das dissertações foi realizada por doutores e membros do Comitê Científico do CNPA.

A dissertação vencedora teve como objetivo geral desenvolver um algoritmo de visão computacional com base em inteligência artificial para identificar galinhas da raça Canela-Preta por meio de imagens. “Esta dissertação é o início de um macro trabalho que está sendo desenvolvido em parceria entre as instituições UFPI e IFPI, para difusão de tecnologias acessíveis e de fácil utilização para pequenos produtores. Tudo isso foi viabilizado graças a essas parcerias e colaboração dos produtores galinha da raça Canela-preta”, explicou José dos Santos de Moura.

“Esta foi a primeira dissertação defendida no PPGZT e, com isso, se observa o compromisso e a dedicação de toda a comunidade acadêmica que compõe o Programa de Pós-graduação em realizar trabalhos de qualidade com enfoque na produção animal no Semiárido brasileiro”, relatou o orientador Natanael Santos, que também está a frente da Coordenação do PPGZT.


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO