Portal Revista Opinião

Prefeitura de José de Freitas através da SEMED lança Programa Pro Alfabetização Na Idade Certa

Matéria publicada em, 4 de novembro de 2021

Por Jayranne Melo

 

A Prefeitura de José de Freitas em parceria com o Governo do Estado do Piauí,  através da Secretaria Municipal de Educação-SEMED lançou o Programa Pro Alfabetização na Idade Certa. O evento aconteceu nesta quinta feira  dia 04 de outubro de 2021, no Auditório da Escola Municipal Senhor Carvalho, onde foi  inaugurado a Sala de Leitura da referida escola simbolizando as demais escolas.

 

Na oportunidade também aconteceu o lançamento dos livros das estudantes escritoras Patrícia e Caroline, ex-alunas da Escola Municipal Padre Sampaio.

O evento foi bastante prestigiado, pois contou com a presença de várias autoridades como, o Prefeito Roger Linhares, Vice-prefeito e Secretário de Segurança Antônio Abreu, Secretária de Educação Professora Amparo Holanda, Representantes da 18ª GRE Regional , Ana Dalivia e Maria do Socorro Rodrigues, Coordenadora do Programa Pro Alfabetização local Doutora Francisca Cunha, as Formadoras do Programa, Socorro Cruz e Jaqueline, Superintendente de Educação Livramento Carvalho, Secretária de Juventude Sandra Pinheiro, Vereador Rummenigge Rocha, Vereadora Helena Barros, Vereadora e Presidente do SISMUJOF Professora Lúcia Ribeiro, Professora Conceição Ribeiro, Diretora da Escola Senhor Carvalho, Francisca Dias Brandão, as estudantes escritoras Caroline e Patrícia.

O Programa Pro Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, são eles:

(I)          Fortalecimento da Aprendizagem;

(II)         Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar;

(III)        Cooperação, articulação e incentivo;

(IV)          Comunicação e Engajamento;

(V)         e  Avaliação Externa e Monitoramento.

Também aconteceu a 1ª formação do Programa Pro Alfabetização, que proporcionou uma formação continuada para os professores alfabetizadores e gestores escolares de escolas do ciclo de alfabetização e da Educação Infantil, para que as crianças freitenses sejam alfabetizadas na idade certa. Professores responsáveis pela formação foram Jaqueline e Socorro Cruz.

A Coordenadora do Programa local Doutora Francisca Cunha se pronunciou, em seguida aconteceu o pronunciamento da Secretária de Educação Professora Amparo Holanda com um discurso de esclarecimento, trabalho e de emoção. Esclarecimento quando falou que a cidade de José de Freitas sai à frente de muitos municípios em já lançar o programa no município.

Falou de sinergia entre SEMED, diretores, equipe de direção das escolas. A EMOÇÃO durante sua fala a secretária Ampao Holanda ressaltou o lançamento dos livros das estudantes escritoras, ao agradecer aos familiares que incentivaram mães, professores e ao citar o nome da Professora Conceição Ribeiro, sua ex-superintendente, a Secretária ficou muito emocionada transmitindo sua emoção aos presentes.

O Prefeito Roger Linhares encerrou os pronunciamentos falando sobre a importante função dos professores alfabetizadores, onde disse “todos vocês terão que encarar uma grande tarefa daqui pra frente, que é alfabetizar o maior numero de crianças possíveis, sabemos que em pleno século XXI, o mercado de trabalho exige conhecimento e desenvoltura e se a escola particular oferece essas condições, porque as escolas públicas não podem oferecer?”Destacou o prefeito.

No inicio do  evento aconteceu uma apresentação cultural com crianças, sob a coordenação de Lucas Vinicius e cedida pela Secretaria da Juventude.

As estudantes escritoras fizeram seu momento de autógrafo, Patrícia que escreveu “A Magia dos Contos” e Caroline escreveu “O Encanto dos Poemas”.

Por fim, aconteceu a inauguração da Sala de Leitura da Escola Municipal Senhor Carvalho,  com o nome “Leitura Para Todos”, sendo a madrinha da sala Professora Amparo Holanda, simbolizando as demais salas de leitura das escolas municipais.

A formação continuada para professores alfabetizadores encerrou às 18h.

“É muito encorajador contar com pessoas tão dispostas e comprometidas nessa jornada de oportunizar uma Educação de Qualidade”.(Secretária Amparo Holanda).

 

 

Edição: Paulo Craveiro/ Imagens: Jayranne Melo 


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO