Portal Revista Opinião

Partidos já podem definir candidaturas para as eleições de outubro

Matéria publicada em, 9 de junho de 2012

As convenções partidárias para escolher candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que concorrerão nas eleições em outubro deste ano já podem começar a partir deste domingo (10), segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As convenções também devem definir se haverá coligações com outras legendas, e podem ocorrer até 30 de junho.

Embora a propaganda de candidatos só seja autorizada a partir do dia 6 de julho, a legislação permite que os pré-candidatos façam propaganda entre seus correligionários 15 dias antes da convenção do partido.

Pré-candidatos lançados em José de Freitas até o momento

 

A propaganda deve se limitar a faixas e cartazes perto do local da convenção, sem o uso de outdoors ou inserções em rádio e televisão, e deve ser retirada assim que a convenção terminar, sob pena de multa aos envolvidos.

O calendário eleitoral também determina que a partir deste domingo e até o final das eleições, candidatos que concorrerão a um cargo eletivo em 2012 não podem mais apresentar programas de rádio e de televisão, nem participar como comentaristas.

prazo para desincompatibilização varia de acordo com o cargo ocupado e o cargo pretendido pelo candidato

José de Freitas

Em José de Freitas os partidos políticos já começam a se movimentar em torno de suas candidaturas. Pelo menos seis partidos já definiram pré-candidaturas majoritárias na cidade. O atual prefeito, Ricardo Camarço, já se lançou à reeleição pelo PSD, embora deva enfrentar algumas ações na justiça, movidas pelas demais coligações, por ter uma condenação do TCU o que poderá enquadra-lo na Lei da Ficha Limpa, o PT definiu o nome de Fátima Pinto como pré-candidata a vice numa eventual coligação com o atual prefeito. O PHS já definiu o nome do médico Francisco Holanda à prefeitura da cidade. Também o PTB definiu o nome do empresário Manoel Morais na disputa majoritária deste ano. Outro partido que já tem pré-candidato definido é o PSDC, que lançou o nome do ex-secretário de esportes Josiel Batista. O PTN é outro partido que já tem nome definido, o do empresário Gama Rodrigues. O PV definiu o policial civil e bacharel em direito Edimilson Oliveira como seu pré-candidato para concorrer às eleições de outubro.

Nenhum partido até o momento definiu a data de sua convenção, mas todos pretendem fazer suas escolhas após o dia 20 de junho.

Da Redação.

 


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO