Portal Revista Opinião

“Operação Livramento” prende 16 pessoas em José de Freitas acusados de tráfico de drogas

Matéria publicada em, 13 de agosto de 2015

As Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal deflagraram uma operação denominada “Livramento”, nas primeiras horas da manhã de hoje, 13 de agosto de 2015, no município de José de Freitas-PI, que foi coordenada pelo delegado Menandro Pedro, titular da Delegacia de Entorpecentes da Polícia Civil do Piauí.

Suspeitos forma presos na manhã desta quinta em José de Freitas-PI

 

Segundo o Secretário de Segurança do Estado, deputado federal Fábio Abreu, que está acompanhando pessoalmente a operação na cidade de José de Freitas-PI, 16 suspeitos já foram presos, além de terem sido apreendidos cocaína e maconha e uma espingarda calibre 20, que estava na casa do comerciante Darlan Araújo do Nascimento, que foi um dos presos na operação. Darlan, que já responde a processos na Justiça do Piauí acusado de assaltos, estava em liberdade condicional.

Por volta das 6h50min de hoje (13), Darlan foi apresentado ao secretário Fábio Abreu, por policiais do Rone de Teresina e o delegado Lucy Keiko, que é um dos que participa da operação.

Entre os presos estão um cobrador de uma empresa de ônibus que faz linha de José de Freitas para Teresina. Ele é suspeito de auxiliar no transporte da droga. Além deste, está um jovem conhecido por Alexandre que é mecânico de motos e outro de Juniel, que reside no Centro de José de Freitas-PI,  mas foi preso na cidade de Picos-PI, para onde, segundo a polícia, saiu para vender drogas. Os outros são os jovens Daniel e Leonardo.

A operação, denominada “Livramento”, em alusão ao primeiro nome recebido pela cidade de José de Freitas, como também aos festejos que estão acontecendo neste momento e tem como padroeira N. S. do Livramento, contou com cerca de 70 homens das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Segundo o secretário Fabio Abreu, estão sendo cumpridos em José de Freitas-PI, 18 mandados de busca e apreensão e 16 de prisões que foram expedidos pelo juiz Lirton Nogueira Santos, titular da Comarca de José de Freitas. Os mandados foram solicitados pela Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Entorpecentes do Estado, cujo coordenador é o delegado Menandro Pedro.

Os mandados de prisões expedidos pelo juiz Lirton Nogueira Santos são temporários, mas alguns deles poderão ser transformados em mandados de prisões preventivas. O secretário Fábio Abreu acrescentou que a Polícia Civil vai pedir à Justiça que coloque os bens dos acusados à disposição do Estado do Piauí.

A Polícia Civil solicitou os mandados judiciais depois que flagrou conversas telefônicas entre todos os envolvidos que estão sendo presos na Operação Livramento.

O delegado Matheus Zanatta, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil do Piauí, que investiga o tráfico de drogas em José de Freitas-PI, juntamente com o delegado Hildson Rodrigues Leal, que resultou até o momento em 16 prisões disse que o preso Darlan Araújo do Nascimento é de alta periculosidade e possui um alto patrimônio econômico financiado pela comercialização de entorpecentes. “Foram seis meses de investigação e conseguimos elementos informativos que na cidade de José de Freitas funciona uma verdadeira organização criminosa que atua no tráfico de drogas. Até agora já prendemos 16 pessoas e até o meio-dia mais pessoas deverão ser capturadas.

O Darlan tem um sítio bem estruturado e alto poder aquisitivo adquirido através da comercialização de entorpecentes. Ele conseguia a droga em Teresina e revendia em José de Freitas”, disse o delegado Zanatta. No sítio de Darlan, que fica na margem da PI-113, entre as cidades de José de Freitas e Teresina, os policiais encontraram uma espingarda calibre 20 municiada. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito Darlan já havia sido preso, anteriormente, na operação Alcateia desencadeada para combater criminosos especializados em saidinhas de banco e grandes roubos.

Da Redação                                  Fonte: saraivareporter


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO