Em apenas dois anos de gestão Josiel Batista (PSDC), a prefeitura de José de Freitas já recebeu mais de 100 milhões de reais em transferência direta da União.
Os recursos se destinam a funções específicas como Educação, Saúde, Assistência Social, Urbanismo, Desporto e Lazer, dentre outras.
Para a atual gestão municipal já foram repassados R$ 101.053.154,62 (cento e um milhões, cinquenta e três mil, cento e cinquenta e quatro reais e sessenta e dois centavos) nos dois anos de administração. Em média, o município de José de Freitas tem recebido quase 5 milhões mensais desde 2013. Isso tudo sem contar com emendas parlamentares e convênios firmados.
No ano de 2014 os repasses federais ao município de José de Freitas foram de 54,2 milhões de reais. Em 2013 haviam sido transferidos 46,7 mi.
O Fundeb recebeu mais de 14 milhões e seiscentos mil reais em transferências do Tesouro Nacional em 2014, sendo 10,3 milhões de reais diretamente ao Fundo e mais R$ 4.344.185,13 de Complementação da União ao Fundeb.
Para a Assistência Social, os repasses também foram da ordem de 14 milhões de reais no ano. Já o FPM teve cerca de 13,8 milhões repassados. Na pasta da Saúde, as transferências foram de mais de 7,2 milhões de reais.
Veja os repasses em detalhes na página do Portal da Transparência do governo federal. Os dados não são obtidos no portal oficial da prefeitura, mesmo com a exigência da Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009), que estipulou prazo até maio de 2013 para os gestores disponibilizarem todas as informações sobre a execução orçamentária e financeira em tempo real para o cidadão. A Prefeitura de José de Freitas até criou um ícone da transparência, porém, quando clicado leva o usuário a uma das páginas do próprio portal e não às contas do município.
Da Redação Fonte: portaldatransparencia