Uma multidão participou da Missa de Ramos na Paróquia de N. S. do Livramento, em José de Freitas, na manhã deste domingo, 13 de abril. A missa especial foi celebrada pelo padre Gilcimar Lima Machado, com a participação de padre Alcindo e diácono Antonio Primo, além de outros colaboradores.
O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. É onde se relembra e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição.
A Celebração
A celebração deste Domingo de Ramos foi iniciada com a bênção dos ramos na Igreja de São Francisco, em seguida, o Pároco proclamou o Evangelho de Mateus (Mt 21, 1 – 11), onde o povo de Jerusalém aclamavam Jesus como Rei, cortavam os ramos das árvores e estendiam no chão por onde Jesus passava. Após a aclamação ao evangelho, a multidão saiu em procissão por algumas ruas da cidade até a Igreja Matriz de N. S. do Livramento passando á segunda parte da liturgia.
Padre Gilcimar em sua homilia falou que a liturgia deste Domingo de Ramos começa com o hosana e termina com a crucificação de Jesus. Ele fez uma analogia com os ramos, dizendo que atualmente todos somos os ramos e Jesus nossa videira.
Disse também que Jesus aceitou nossos pecados (1ª leitura), em sua carne. Não se igualou a Deus, aceitou sua condição humana em sinal de obediência ao Pai (2ª leitura).
Sobre o evangelho, que foi narrado por um grupo de paroquianos, o padre convidou e incentivou o povo a assumir a posição de Maria na crucificação de Jesus em sua entrega à cruz.
Padre Gilcimar fez um convite ao povo para que continue a caminhada rumo ao Pai e que aproveite esta Semana Santa para intensificar e vivenciar a fé cristã para bem participar da Páscoa.
História
Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramos e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”. E assim, Jesus entrou triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condenar Jesus à morte na cruz.
O povo aclamava Jesus Cristo cheios de alegria e esperança, pois Jesus, como o profeta de Nazaré da Galileia, o Messias, o Libertador, certamente iria libertá-los da escravidão política, econômica e religiosa imposta cruelmente pelos romanos naquela época, que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos.
Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E, incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte.
Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, se proclama dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; e depois o Evangelho da Paixão de Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Jesus. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes, porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue. Só depois de tudo isso é que Ele foi condenado à morte e pregado numa cruz.
Confira a Programação da PNSL para a SEMANA SANTA 2014:
DIA 13/04/2014 – DOMINGO DE RAMOS
- 6h30 – Bênção dos ramos na Igreja de São Francisco em seguida procissão passando por algumas ruas até a Igreja Matriz.
- 17h00 – Missa – Igreja Matriz
- 19h30 – Missa – Igreja Matriz
DIA 14/04/2014 – SEGUNDA-FEIRA
- 6h30 Missa na Igreja
15/04/2014 – TERÇA-FEIRA
- 8h00 – Missa dos Santos Óleos (Campo Maior)
- 19h00 – Missa na Igreja Matriz
16/04/2014 – QUARTA-FEIRA
- 8h00 – Missa pelos enfermos
- 21h00 Concentração na Igreja Matriz e procissão do Fogaréu pelas Ruas da cidade terminando com a bênção.
DIA 17/04/2014 – QUINTA-FEIRA
- 19h30 – Missa do Lava-pés, logo após trasladação do Santíssimo para a Igreja de São Francisco e adoração até meia noite
DIA 18/04/2014 – SEXTA-FEIRA
- 6h00 às 12h00 – Horário de adoração
- 15h00 Celebração da Paixão do Senhor
DIA 19/04/2014 – SÁBADO
- 21h00 – Celebração da Vigília Pascal
DIA 20/04/2014 – DOMINGO
- 6h30 – Missa da Páscoa – Matriz
- 17h00 – Missa da Páscoa – Matriz
- 19h30 – Missa da Páscoa – Matriz
Veja mais imagens da Missa de Ramos:
Da Redação Informações e imagens PNSL