O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vinha reclamando, há algum tempo, de um incômodo na garganta, mas até quinta-feira, quando comemorou seus 66 anos, ele ainda não sabia que estava com um tumor na laringe.
O cardiologista Roberto Kalil, que participou da celebração, chegou a brincar com o ex-presidente. ‘De amanhã você não me escapa’, disse o médico. Kalil é um dos coordenadores da equipe médica que atendeu Lula na manhã deste sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que a notícia sobre a doença do ex-presidente deixou todos do governo Dilma Rousseff ‘abatidos e preocupados’.
‘Mas Lula tem uma energia e uma força muito grande e estamos confiantes que ele conseguirá superar essa fase e tocar a vida’, disse Carvalho, que foi chefe de gabinete do ex-presidente e é amigo de Lula há mais de 30 anos.
Rouquidão
O ex-presidente teve uma rouquidão repentina nessa sexta-feira e telefonou para Kalil, que o aconselhou a ir ao hospital Sírio Libanês para exames, informou o assessor de Lula, José Chrispiniano. Lula fez alguns exames ontem mesmo e voltou para o seu apartamento em São Bernardo do Campo.
Hoje cedo, o ex-presidente voltou ao hospital para dar continuidade aos exames. O hospital emitiu boletim médico informando que o ex-presidente teve diagnosticado um tumor na laringe e que começará a fazer quimioterapia na segunda-feira.
Lula permanece no Sírio Libanês e está acompanhado de sua esposa, dona Marisa Letícia. Ele deve voltar a São Bernardo ainda hoje. Segundo o assessor, Lula sente-se bem e apenas apresenta rouquidão.
Médico diz que prognóstico para câncer de Lula é bom
O oncologista Paulo Hoff, da equipe do Hospital Sírio-Libanês que examinou e fez o diagnóstico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o prognóstico para o tipo de câncer apresentado por Lula é ‘muito bom’.
Estamos sendo supertransparentes, a pedido do próprio ex-presidente Lula. O diagnóstico foi feito hoje e o tratamento começa na segunda-feira. O prognóstico para este tipo de câncer é muito bom. O estado geral de saúde do ex-presidente é bom’, afirmou o médico.
Lula tem um tumor na laringe e fará quimioterapia a partir de segunda-feira. Ele permanece no hospital Sírio Libanês.
Cura
O médico José Guilherme Vartanian, do Hospital AC Camargo, especialista em pescoço e cabeça, disse que o tipo de câncer diagnosticado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 80% de chances de cura se descoberto no seu estágio inicial e 60% se no estágio intermediário. Ele não soube dizer em que estágio se encontra a doença de Lula, porque não faz parte da equipe médica responsável pelos exames e tratamento do ex-presidente. Lula recebeu diagnóstico de tumor na laringe e permanece no hospital Sírio Libanês.
Tal tipo de câncer atinge principalmente homens acima de 40 anos e é provocado geralmente por exposição a bebidas alcoólicas e tabaco, bem como por fatores externos ambientais, como poluição, disse o especialista. O tratamento leva, em média, de seis a oito semanas e pode ser feito com cirurgia e ou quimioterapia. As aplicações são diárias, cinco vezes por semana, com folga no fim de semana para o paciente.Normalmente, quem é acometido por este tipo de câncer começa a sentir dores na garganta, dificuldade para engolir e para falar. Uma das consequências do tratamento pode ser rouquidão.
Fonte: agência estado