
Agentes da Polícia Federal e Polícia Civil flagraram na tarde desta terça-feira(18), o juiz da Comarca de Campo Maior, José William Veloso Vale, em suposta pratica de extorsão contra a prefeita de Nossa Senhora do Nazaré, Luciene Silva, que havia denunciado o caso ao juíz corregedor Luis Henrique Moreira Rego.
Além do magistrado,também foram detidos dois funcionários do fórum.
A operação foi realizada com a participação da Polícia Federal, Polícia Civil, do Ministério Público Estadual através do promotor de Justiça Cláudio Bastos e da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça por meio do juiz auxiliar Luís Henrique.
O magistrado foi encaminhado para Teresina onde deverá se apresentar ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Edvaldo Moura. Com a legislação vigente, o juiz não foi preso. E a maior punição que poderá pegar, se considerado culpado, é ser aposentado compulsoriamente recebendo os mesmos proventos que recebe atualmente.
O desembargador Edvaldo Moura vai decidir se homologa o flagrante efetuado pela polícia e o pleno do tribunal, que é formado por desembargadores em atividade, vai se manifestar sobre a instauração da ação penal contra o juiz. A escolha do relator do processo será feita mediante sorteio.
A operação foi documentada através de escutas em ambiente, com aúdio e imagens pela Polícia Federal.
O flagrante da prisão do juiz José Willian foi feito pelo delegado Daniel Pires, titular do 1º Distrito Policial daquele municipio.
Da Redação Fonte: Meionorte