Desde a última quarta-feira, dia 1º de junho de 2016, todas as paradas dos ônibus intermunicipais da Grande Teresina voltaram a funcionar com as antigas rotas, beneficiando cerca de 5 mil usuários dos municípios de Altos, José de Freitas, União, Demerval Lobão, dentre outras.
A decisão foi tomada num acordo feito pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, após negociações com representantes dos usuários do transporte coletivo intermunicipal da Grande Teresina, com ajuda de alguns políticos como a prefeita de Altos-PI e o vereador Alfredo Holanda da cidade de José de Freitas-PI, além da intervenção do Ministério Público.
Muitos cidadãos, entre eles estudantes e trabalhadores que se deslocam diariamente para a capital estavam prejudicados coma decisão do prefeito de Teresina de reduzir as paradas no cento da capital. Segundo a Setrans, a medida visava desafogar o trânsito teresinense, principalmente nos horários de pico, que é quando os estudantes e trabalhadores estão entrando ou saindo nas escolas ou local de trabalho.
Segundo o presidente da ATEUTEC, Associação de Trabalhadores e Estudantes Usuários de Transporte Coletivo da cidade de José de Freitas, Jailson Oliveira Cruz, “foi uma luta intensa, com a participação decisiva do Ministério Público, dos usuários e o apoio irrestrito do vereador Alfredo Holanda, sempre presente nas reuniões que trataram do assunto”.
Da Redação