O Tenente Coronel Erisvaldo Alves do Corpo de Bombeiros do Estado de Tocantins e atualmente Superintendente da Defesa Civil daquele Estado, piauiense natural da cidade de José de Freitas, foi destaque na edição da última segunda-feira (21) do Jornal Nacional da rede Globo de Televisão no combate aos incêndios que atingem algumas regiões do Estado.
A reportagem do Revista Opinião falou com o militar por meio de um aplicativo de mensagens. Segundo ele nesta época do ano existem muitos focos de incêndio no estado de Tocantins, e para combater as chamas vários órgãos trabalham em conjunto para evitar que o fogo alcance as reservas de preservação ambiental e indígenas. A defesa civil é o órgão responsável por coordenar as equipes de combate os incêndios através do comitê do fogo que é comandada por sua pessoa. Frisou o freitense.
O piauiense de José de Freitas TC Erisvaldo Alves infirmou que todos os problemas relacionados a defesa civil ficam sobre sua responsabilidade, as questões relacionados a incêndios florestais no momento é o assunto em maior evidência na mídia nacional. Mais segundo ele a defesa civil também atuou na coordenação de ações contra a Covid-19 no Estado, o trabalho foi realizado em regiões com áreas bastante secas e inundadas.
Antes de deixar sua terra natal José de Freitas, O Tenente Coronel Erisvaldo foi aprovado no concurso da GM, porém antes de assumir foi aprovado também no concurso do Exército Brasileiro. Em 2006 foi aprovado em mais um concurso público, desta vez do corpo de bombeiros de Tocantins, no qual fez o curso de formação em Santa Catarina, e após retornar para Palmas-Tocantins trabalhou em alguns batalhões sendo inclusive subcomandante e comandante, atualmente comanda a defesa civil estadual.
Na sua participação do Jornal Nacional o militar de José de Freitas citou que muitas pessoas ainda tem a ideia de usar o fogo para limpeza de áreas e renovação de pastagens e segundo ele, isso ocorre sempre no mês de setembro por conta do período que se aproxima as chuvas, disse ele. Erisvaldo é filho do Senhor José Wilson e Dona Creusa, residentes na Avenida Paulino Pacífico, bairro Suco de Uva em José de Freitas.