A Assembleia Legislativa do Piauí anunciou nesta sexta-feira – às 11h50 – que a secretária Estadual de Saúde e primeira dama do estadoLilian Martins, é a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela foi eleita com 25 votos.
A candidatura de Lilian Martins recebeu duras críticas dos adversários. A eleição ocorreu em sessão especial durante toda a manhã de hoje. Lilian Martins é a 2ª conselheira a ocupar o cargo no TCE. A 1ª foi Waltânia Alvarenga, que atualmente é vice-presidente do Tribunal na gestão de Kennedy Barros.
O jornalista Zózimo Tavares obteve três votos e Arimateia Dantas recebeu um. O restante não conseguiu nenhum voto dos 29 deputados presentes na sessão. Apenas Antônio Uchôa se ausentou da votação.
Primeira Dama Lilian Martins diz que se submeteu ao processo igual aos outros candidatos
A secretaria Estadual de Saúde, Lilian Martins, usou a tribuna às 10h30 – para justificar a sua candidatura ao cargo de conselheira do TCE, uma das mais atacadas nos últimos dias. Ela destacou que tem 30 anos de carreira e não existe uma “macula” na vida pública e privada.
“Antes de ser mulher de alguém, e sou com orgulho, estou aqui em condição de igualdade como qualquer outra pessoa. Queria aqui ser vista como cidadã, pois me submeti a todas as regras, como todos os outros”, disse a candidata.
Ela informou que se for eleita vai renunciar ao cargo de deputada estadual e se afastará da Secretaria Estadual de Saúde. Lilian ressaltou que é advogada e enfermeira e que está preparada para assumir o cargo. “Tenho conhecimento jurídico, conheço todos os trâmites”, disse.
“Sou extremamente equilibrada e tenho auto controle de minhas ações”, garantiu.
A primeira-dama e secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins, esteve durante toda votação no plenário da Assembleia Legislativa para acompanhando a votação. Lilian disse que está em paz e com a “consciência tranquila”.
“Me submeti ao processo como todos os outros e estou com a consciência tranquila. Estou muito otimista”.
Arimatéia Dantas diz que canditatura de Lilian é no mínimo indecorosa
O candidato Arimateia Dantas, da Força Tarefa, disse que a candidatura de Lilian Martins é no “mínimo indecorosa” ao falar na tribuna e justificar sua candidatura.
“Por ser esposa do governador e irá julgar as contas do marido. No mínimo se torna suspeita”.
Zózimo ataca eleição
O primeiro a falar após sorteio, o jornalista Zózimo Tavares, editor-chefe do jornal Diário do Povo, atacou o processo de escolha do conselheiro. “Esse processo está viciado”, disse.
O jornalista afirmou ainda que hoje não iria criticar Themístocles Filho e justificou: “Porque ele já foi atropelado no seu dever de se candidatar ao cargo”, lembrou Zózimo, pois Themístocles desistiu de disputar a vaga, após suposto acordo com o governo.
Ele parabenizou o Ministério Público por tentar barrar o processo.
“Um conselheiro deve agir com independência e eu não estarei impedido de julgar as contas de quem quer que seja”, disse o jornalista que garantiu que irá reprovar contas de gestores que não adotar o piso nacional dos professores.
A Assembleia Legislativa do Piauí iniciou as 9h34 min a votação para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A escolha ocorre após decisão do Tribunal de Justiça do Estado que cassou liminar do juiz Reinaldo Magalhães (2ª vara) e autorizou a eleição.
14 candidatos disputavam a vaga deixada pelo conselheiro Xavier Neto. Cada deputado votou em um único candidato. O escolhido teria que obter mais de 16 votos. A votação foi secreta.
Os candidato usarão a tribuna para justificar a sua candidatura ao cargo do TCE e terão 5 min para falar. Por sorteio, o primeiro a falar é o jornalista Zózimo Tavares.
Ao abrir a sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB) esclareceu que há 20 anos acontece a escolha sem problema. “Todos os conselheiros seguiram o mesmo rito na eleição. Os atuais e aposentados conselheiros e não houve mudanças”, disse Themístocles Filho.
Veja a lista dos candidatos:
Carlos Máximo de Carvalho Barros
José Araújo Pinheiro Júnior
Zózimo Tavares Mendes
José Ivan Lopes
Willame Carvalho e Silva
Jean Carlos de Brito
Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins
Rosilda Bezerra Angelim
Francisco César Abreu da Fonseca
Alexandre Cristian de Jesus Noleto
Célia Maria Soares de Araújo Lima
Rudá Tupinambá Rodrigues Caland
Simone Maria Bandeira Sousa
José de Arimateia Dantas Lacerda
Fonte: cidadeverde