Por Jayranne Melo
A cidade de José de Freitas, Piauí, conquista grande avanço no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB. Com nota 4,3 José de Freitas fica entre as cidades com melhores médias no Piauí.
O IOEB 2021, analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais, mensurando a qualidade de todo o ecossistema da Educação Básica nos municípios e estados brasileiros.
No ano de 2015, a educação de José de Freitas adquiriu uma nota relativamente baixa (3,1), em 2017 (3,6), 2019 (3,8) e atualmente 4,3. A mediana dos municípios é 4,9.
O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.
O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.
O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social.
Para a secretária Municipal Amparo Holanda, o resultado é motivo de alegria e reconhecimento pelos profissionais e ações que compõem a rede pública municipal ensino de José de Freitas.