A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Arquidiocese de Teresina, lançou na manhã desta quarta-feira de cinzas (09) a Campanha da Fraternidade 2011 no Piauí. Com o tema “Fraternidade e a vida no planeta”, a igreja católica visa discutir a questão da conservação da vida e sobrevivência em harmonia com a natureza.
“Queremos que os cristãos reflitam, principalmente no período da quaresma sobre a importância de combater o aquecimento global e se promover a sustentabilidade no planeta”, informa o coordenador da campanha no Estado, padre Leonildo.
O lema deste ano será “A criação geme em dores de parto”(Rm 8,22). O projeto foi apresentado pelo arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha para convidados e imprensa, durante coletiva no Palácio Episcopal.
“Faremos celebrações em praças públicas, panfletagem pela avenida Frei Serafim e pontos estratégicos da cidade e formações nas paróquias. Também temos planos de divulgar a campanha nas principais cidades como Oerias e Parnaíba. Já temos visitas agendadas até para Inhuma, em outras”, antecipou o coordenador no Piauí.
A escolha do tema e lema é feito dois anos antes através de iniciativas de dioceses que mandam sugestões, logo após, a presidência da CNBB se reúne para avaliar e escolher uma das propostas.
“O planeta está sendo devastado pela poluição e a ganância humana no sentido do poder, do capitalismo. A campanha vai fomentar nos corações dos seres humanos a necessidade de voltar os olhares para o nosso planeta”, analisou padre Leonildo.
Participaram do evento o vigário geral de Teresina, Padre Toni Batista, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Edvaldo Marques, e Décio Solano.
Às 18h de hoje, o arcebispo presidirá a missa de abertura da quaresma e da Campanha da Fraternidade para a comunidade em geral, na catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na praça Saraiva, centro de Teresina.
Fonte: cidadeverde.com