Cerca de 100 mil alevinos de tilápias foram colocados nas águas da Barragem do Bezerro, em José de Freitas (PI), na manhã desta quarta-feira (21). A medida foi tomada pelo IBAMA a pedido da prefeitura municipal, para controlar o crescimento da população de piranhas no Balneário Bezerrro, e diminuir os ataques destas aos banhistas.
Também fazem parte deste trabalho o Ministério da Pesca, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Dnocs e a associação dos pescadores. Segundo os pescadores, a tendência, com esta ação conjunta, é que o número de piranhas e, consequentemente, o de ataques aos banhistas diminuam, já que as tilápias servem de alimento para esses peixes carnívoros, e por outro lado, os ovos das piranhas servem para alimentar a população de tilápias. Deste que os primeiros banhistas foram atacados, já foram pescadas milhares de piranhas, com a autorização do IBAMA.
“O grande problema é que há um desequilíbrio aqui e falta de alimento para elas. A ideia é fazer um controle das piranhas, disponibilizando alimento, para que elas não agridam os banhistas”, completa José Carvalho, superintendente do Dnocs.
Da Redação