São Raimundo Nonato (520 km ao sul de Teresina) sediou a primeira etapa do ciclo de capacitação oferecido pela Fundação Verde Herbert Daniel denominado Piauí na Rota da Sustentabilidade: Possibilidades no Ecoturismo. Parnaíba e Teresina serão as outras duas cidades que receberão o evento no estado. O evento teve a participação do bancário Luis Alves, membro do PV de José de Freitas.
Teresa Britto, vereadora de Teresina e coordenadora dos trabalhos no estado, preferiu descentralizar para poder ter mais capilaridade. “Quando escolhemos três cidades para sediar o evento, naturalmente atingimos um maior número de pessoas e de maior diversificação, pois diminuímos as barreiras da distância, além de realçarmos a importância de outras regiões do estado”, afirma Britto.
Na manhã do sábado (24) o Museu do Homem Americano recebeu mais de cem pessoas para interagir com os palestrantes das várias áreas temáticas abrangidas pelo seminário. José Paulo Toffano, diretor técnico da FVHD acredita que a proximidade com o Parque Nacional da Serra da Capivara deu um toque especial ao evento. “O Parque Nacional é emblemático. Temos nas proximidades também outro parque: o da Serra das Confusões. O Ecoturismo nesses locais, no semi-árido do Piauí é uma oportunidade e tanto de desenvolvimento com respeito à natureza”, diz Toffano.
Dr. Luis Airton Santos, Secretário de Saúde de Teresina trouxe a palestra Saúde Pública e Meio Ambiente, quando enfatizou a história da medicina e sua evolução junto à população. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, Dr. Sigifrói Moreno Filho, explicou os perigos e a inconstitucionalidade das alterações que estão sendo propostas no Código Florestal Brasileiro.
No encontro, os participantes foram para o aeroporto inacabado da cidade protestar pacificamente pelos Parques da Serra da Capivara, pelo Parque da Serra das Confusões e pela conclusão das obras do aeródromo, que aumentariam substancialmente a possibilidade de exploração do turismo na região. O domingo (25) foi reservado para os participantes visitarem o Parque Nacional da Serra da Capivara.
Segundo Luis Alves, membro do PV de José de Freitas, que participou do evento em São Raimundo Nonato, o Parque Nacional da Serra da Capivara está passando por sérios problemas financeiros. “Niede Guidon nos falou que, se até o dia 31 deste mês os recursos não forem repassados pelo governo, ela terá que demitir todos os funcionários”.
Da Redação Fonte: Fundação Herbert Daniel