Portal Revista Opinião

As 10 profissões que estarão em alta no Brasil em 2014

Matéria publicada em, 02/01/2014

Este ano promete. Teremos carnaval no mês de março, Copa do Mundo em junho e eleições em outubro. Todos esses eventos mexerão bastante com a agenda das empresas. “Este conjunto de questões atrapalha qualquer previsão sobre como será o ano e assusta um pouco”, diz João Nunes, diretor da Michael Page, empresa de recrutamento de altos executivos.

Profissões

Mas mesmo com as incertezas, é fato que as empresas precisarão buscar novas estratégias para garantir o crescimento, já que 2013 não foi um ano de grandes resultados. Será preciso ganhar posicionamento sem aumentar muito os investimentos. Em outras palavras, as companhias precisarão dar um tiro certeiro em vez de atirar para todos os lados e aguardar o retorno.

É aí que aparece a necessidade de um profissional capaz de analisar uma grande quantidade de dados, o chamado Big Data. “As empresas precisarão de uma pessoa com viés analítico, que consiga entender o padrão de consumo do brasileiro, para tomar atitudes certas e ganhar mercado”, diz Nunes.

Com o aumento do comércio eletrônico e do uso das redes sociais, as empresas demandarão cada vez mais desenvolver o marketing digital e precisarão de um profissional com habilidades nesse segmento.

Também ganharão importância carreiras ligadas a áreas de infraestrutura. “Ano de eleição aquece o mercado de obras e isso aumentará a demanda por engenheiros de orçamento e engenheiros de segurança”, afirma o diretor da Michael Page.

Confira abaixo as dez profissões que estarão em alta este ano e o porquê de elas terem uma demanda aquecida.

Profissão Motivos para a alta demanda
1 Marketing Digital Não há mais dúvidas que o digital é uma realidade dentro do mercado e que as empresas estão cada vez mais vendo a importância de possuir um foco nisto.
Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente online, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados, tendo além de um saving de budget, um posicionamento muito mais assertivo junto ao target.
2 Go to market ou Planejamento Comercial 2013 foi um ano muito apertado para a indústria de bens de consumo e as projeções para 2014 são de um mercado muito mais competitivo e com uma margem de lucro cada vez menor para conseguir ganhar posicionamento, isso inevitavelmente desenvolve a necessidade de criarem cadeiras com foco mais estratégico nas ações das áreas comerciais e cadeiras com viés analítico que acompanham a implementação dessas estratégias diretamente no ponto de venda.
3 Marketing e Vendas Gerente de Acesso Público / Privado – Mudança no perfil e tipo de fonte pagadora, cada vez mais governo, hospitais e operadoras embasam suas decisões em necessidades especificas e em nos conceitos de Healtheconomics, é fundamental que os fornecedores estejam preparados para entender e atender as demandas destes mercados.
4 Engenheiro de orçamento Necessidade de maior controle sobre o retorno financeiro das obras (margens menores) e a uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.
5 Geocientistas (geofísico, geólogos) Expectativa da indústria de petróleo ter um melhor ano em 2014.
6 Engenheiros de Segurança do Trabalho Maior preocupação das empresas e sociedade sobre a saúde do trabalho e expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.
7 Atuário Expectativa de crescimento devido ao bom momento do mercado de seguros e resseguros em 2013.
8 Cientista de dados (formação em ciência da computação ou análise de sistemas) Estará em alta devido às oportunidades do aumento da aplicação das tecnologias do big data, conceito fundamental no armazenamento de dados e maior velocidades dos sistemas.
9 Direito/Ciências Contábeis Devido à complexidade fiscal brasileira que continuará demandando posições com essa formação. O perfil exige excelente base técnica fiscal e destaque para os que possuem boa visão de negócios.
10 Engenharia/Economia Profissional comum em posições de modelagem financeira e viabilidade de novos negócios/projetos (mercado de infraestrutura deverá estar aquecido).
Executivo com excelente visão analítica, base financeira e visão holística.
Fonte: Michael Page

Fonte: G1


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO