Teve início na manhã desta terça-feira (12) a III Feira das Profissões da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a presença de cerca de 70 alunos da Unidade Escolar Antonio Freitas, da cidade de José de Freitas-PI.
Todos os alunos da Escola Antonio Freitas que participaram do evento são do 3º ano do ensino médio, dos turnos manhã, tarde e noite.
A iniciativa da escola em levar os alunos ao evento teve como objetivo promover uma reflexão acerca da escolha da carreira profissional.
A Feira das Profissões é um evento que faz parte do calendário acadêmico da UFPI, tendo sua primeira edição realizada em 2013.
Nesta terceira edição a escola Antonio Freitas participou em visita aos estandes dos discentes vocacionais, onde foram expostos os cursos que são oferecidos pela Universidade Federal do Piauí.
Os alunos tiraram dúvidas com os expositores e criaram expectativas quanto à carreira a ser seguida na universidade.
Para as estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Antonio Freitas, Daniele Soares e Mara Beatriz, o evento foi uma oportunidade para definir melhor a carreira profissional a ser seguida.
“Já imaginava em fazer arquitetura. No evento tirei minhas dúvidas quanto ao curso e pude ter a certeza de que esta é a profissão que desejo seguir”, comentou Daniele, 16 anos.
Para Mara Beatriz, também de 16 anos, “participar da feira foi um momento muito interessante, pois tirou minhas dúvidas sobre vários cursos, sendo Direito e Enfermagem os que mais me chamaram a atenção. Por um desses, me defino”, finalizou.
Os alunos da escola Antonio Freitas foram acompanhados pelo diretor adjunto Antonio Eduardo, pelas coordenadoras pedagógicas Socorrinha Coelho e Livramento Carvalho, pelos professores Francisco Carlos e Maria Erlane, e ainda receberam o apoio do professor Valentim.
“Queremos agradecer aos alunos e professores pelo empenho para que esse momento fosse possível, como também a colaboração da prefeitura que nos cedeu os dois ônibus para o transporte dos discentes. Entendemos que esse primeiro contato com a universidade é muito importante para os estudantes do ensino médio, e a escola Antonio Freitas tem mais projetos nesse sentido, aproximando o aluno secundarista do ensino superior, que é onde se produz mais conhecimentos”, disse a diretora Hilda Luz.
A Feira realizada pela UFPI é uma oportunidade para os estudantes do ensino médio de conhecerem os 40 cursos de graduação e mais outros 3 cursos técnicos que são oferecidos pela instituição.
Da Redação