Portal Revista Opinião

Agosto Lilás: SEMAC promove debate sobre enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher

Matéria publicada em, 30 de agosto de 2021

Por Jayranne Melo

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAC), por meio da Coordenadoria da Mulher e do Conselho Municipal da Mulher, promoveu na manhã desta segunda-feira (30), um debate sobre o enfrentamento e prevenção á violência contra a mulher com representantes de vários órgãos municipais.

 

O evento, realizado no Auditório Prefeito Ferdinand Freitas, na Câmara Municipal de José de Freitas, marca o “Agosto Lilás”, mês que se intensificam as campanhas de conscientização pelo fim das agressões físicas e psicológicas praticadas contra as mulheres, bem como, o feminicídio.

Mediado pela presidente do Conselho de Combate à Violência Contra a Mulher no município, Yarema Alves, o evento contou com participação da Presidente da Coordenadoria da Mulher Socorro Cruz, Presidente do Projeto Café com Aroma de Mulher Alessandra, Secretáría de Ação Social Fátima Pinto, Presidente da Câmara Tiago Pinto, Vereadores Rummenigge Rocha, Helena Barros, Roberval Carvalho, Roberval Santos, Chagas do Sindipesca, Arnaldo Abreu, Diretor do Departamento de Políticas Públicas Aerton Tingaúna, Gerente da Pax União Aurideia, dentre demais representantes do CRAS, CREAS e SCFV.

Entre os assuntos abordados, a Presidente do Conselho discorreu sobre os dados de violência contra mulher, registrados nos últimos anos e  informou ainda sobre as ações que o projeto irá desenvolver com o objetivo de incentivar a criação de políticas públicas efetivas que contemplem tanto a prevenção quanto o enfrentamento a esse tipo de crime.

Durante o debate houve relatos de algumas mulheres freitenses, integrantes do Projeto Café com Aroma de Mulher, Yeda, Helena Sousa, Claudiana e Helena Carvalho ( Projeto Quebrando o Silêncio), sobre a violência que sofreram por ex-companheiros, tanto violência física, psicológica e sexual.

A Presidente da Coordenadoria da Mulher Socorro Cruz também enfatizou a importância do debate: “É imprescindível a conscientização da importância do papel da mulher, de modo que esse tipo de violência seja banida da nossa sociedade, assim como é fundamental que a mulher tenha consciência do seu potencial, inclusive aquela que tenha passado por uma situação de violência, pois é um momento de mudança, transformação e uma virada de chave na vida”, disse Socorro.

Nesta terça-feira  será o encerramento da Campanha, com a realização de uma Caminhada pelas ruas da cidade e panfletagem.

 


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO