Programa “Aprender é uma Viagem” seleciona estudantes para intercâmbio em vários países
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc), através da coordenação do Intercâmbio Estadual Estudantil “Aprender é um Viagem”, lança edital para inscrição do Processo Seletivo dos cursos de Inglês e Espanhol. O objetivo é destinar preenchimento de vagas para os Cursos das referidas línguas a serem oferecidos pelas escolas estaduais a partir do 1º semestre de 2014.
Poderão participar do Processo Seletivo qualquer aluno da rede pública estadual que esteja cursando o 1º ano do Ensino Médio, e que tenha no mínimo 14 anos e 17 anos, no máximo, ou seja, nascidos a partir de agosto de 1997. Além desse critério, haverá ainda uma seleção entre os jovens que obtiveram melhor média nas disciplinas de Português e Matemática, bem como na língua estrangeira escolhida, durante o ano letivo de 2013.
A inscrição deverá ser feita através do link http://sistemas.mh1.com.br/intercambiopi, no período de 24/02 a 14/03/2014.
Serão ofertadas 700 vagas, distribuídas em 28 turmas, sendo 450 destinadas para o curso de inglês e 250 (10 turmas) para espanhol. A quantidade mínima de alunos por turma é de 20 estudantes, não podendo ultrapassar 25 estudantes por sala.
Intercâmbio
Depois de fazer o curso da língua estrangeira escolhida nas escolas estaduais, os melhores alunos serão selecionados pelo programa e passarão seis meses fora do Brasil, estudando na língua estrangeira que escolheram, recebendo uma bolsa do estado para cobrir despesas, como estadia e alimentação. Antes da viagem os alunos também recebem um tablet para ajudar na comunicação com os familiares e amigos que ficam no Brasil, bem como, para colaborar com os estudos.
No último janeiro começaram a embarcar as primeiras turmas para o exterior, e entre os estudantes estava a josedefreitense Laura Sampaio, filha do casal de professores Diógenes Pinto e Josiana Cardoso. Laura era aluna do 1º ano do ensino médio da Unidade Escolar Governador Pedro Freitas, em José de Freitas, e foi a única selecionada no município no ano passado. Ela irá passar seis meses continuando os estudos do ensino médio no exterior.
Da Redação