DESCASO: Águas da barragem do bezerro começam vazar por escavação aberta em 2018 para evitar tragédia

Da Redação

Há quase um ano a população do município de José de Freitas, aguarda pelas obras de reestruturação da barragem do bezerro, principal ponto turístico da região e fonte de renda para centenas de pessoas.

Em abril do ano 2018, foi detectado uma fissura no paredão da mesma, correndo o risco de rompimento, para diminuir as chances de uma tragédia, várias maquinas da prefeitura Municipal fizeram uma grande escavação em toda extensão do sangradouro do manancial, virando uma enorme cratera.

A ameaça de uma grande tragédia no município causou grande alvoroço, e destaque em rede Nacional, a população ribeirinha foi toda retirada de suas casas pelo corpo de bombeiros e defesa civil do município, o caso atraiu várias autoridades governamentais que prometeram um grande investimento de reestruturação da barragem, porém até a publicação desta reportagem nenhuma providência havia sido tomada.

Na tarde da última segunda-feira, 21 de Janeiro 2019, a repórter fotográfica Jayrane Melo, fez vários registros de um vazamento irregular da água, saindo pela escavação feita no sangradouro, gerando revolta por parte da população.

Com as primeiras chuvas que caíram no município de José de Freitas, o volume da água da barragem aumentou consideravelmente, começando de forma prematura, a evasão de água pela vala de alargamento do vertedorouro.

Fotos: Jayrane Melo