Portal Revista Opinião

Vem aí a 1ª Revisão para o Enem 2015 de José de Freitas

Matéria publicada em, 25 de setembro de 2015

As escolas da rede estadual de ensino do município de José de Freitas, estado do Piauí, “Antonio Freitas”, “Governador Pedro Freitas”, “CEEP Ferdinand Freitas” e “CEEPRU Firmo Cunha”, com o intuito de oportunizar um preparatório aos seus alunos, resolveram fazer um projeto oferecendo a I Revisão Geral Preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015.

download

“Visando o aprimoramento do conhecimento de nossos alunos ao longo do ano de 2015, preparando-os ainda mais para o Enem, propusemos a organização de pelo menos duas grandes revisões para todos os alunos da rede estadual de ensino da cidade de José de Freitas-PI, bem como para toda a comunidade josedefreitense, organizadas pelas próprias escolas estaduais”, diz o professor Junior, diretor da Escola Agrotécnica da Ema, um dos idealizadores do projeto.

Previamente, o projeto ocorrerá em dois encontros, o primeiro no dia 04 e o segundo no dia 18 de outubro do ano em curso, com início às 7h30 e término às 13h00, no teatro municipal.

O primeiro encontro será feito com professores convidados de grandes escolas particulares de Teresina-PI. O segundo encontro reunirá professores da rede estadual de José de Freitas, todos voluntariamente.

cartaz materia

No primeiro momento a revisão abrangerá as disciplinas Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. O material disponibilizado aos alunos durante a revisão será elaborado pelos professores, reproduzido pelas escolas envolvidas e distribuído aos alunos no dia do evento. Para ter acesso ao material, o aluno deverá fazer uma inscrição na escola onde estuda, pagando um valor simbólico de R$ 5,00 (cinco reais) para pagar custeio com material.

Na primeira revisão, dia 04/10, estarão participando do projeto professores dos Colégios Tamandaré, Inec, Séculos, Objetivo, Instituto Santo Agostinho, Ifma, Vip Curso e Diocesano.

O que é o Enem

O ENEM é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil para avaliar a qualidade do ensino médio no país e para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SISU (Sistema de Seleção Unificada). O principal objetivo do exame é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção o ENEM foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior. É considerado também uma referência para autoavaliação com vistas a auxiliar nas escolhas futuras dos cidadãos, tanto com relação à continuidade dos estudos, quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. O exame pode ainda servir como complemento do currículo para a seleção de emprego.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO