Portal Revista Opinião

Veja o tamanho dos partidos no Piauí segundo dados do TSE

Matéria publicada em, 23 de outubro de 2011

O Partido Socialista Brasileiro – PSB – foi o que mais filiou novos militantes no Piauí até o dia 14 de outubro, quando acabou o prazo para quem pretendia se candidatar nas próximas eleições municipais. A sigla, que tem como principal nome o governador Wilson Martins, somou mais de 6 mil adeptos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Em seguida, vem o Partido Social Democrático – PSD -, liderado pelo deputado federal Júlio César Lima. Foram 4,8 mil novas filiações. O terceiro é o PMDB (3,4 mil), seguido pelo PT (3 mil), PTB (2,9 mil), PP (2,6 mil) e PSDB (2,1 mil).
Partidos menores e de esquerda são os que contam com menor número de novas filiações. O Partido da Causa Operária – PCO – soma três. Já o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU – tem 18.
Maior partido
Mesmo com o avanço do PSB, o PMDB ainda é o partido com maior número de filiados no Piauí – 40 mil. O PTB, do senador João Vicente Claudino, é que surge em segundo lugar, com 28 mil, seguido de perto pelo Democratas (DEM), com 27,7 mil. PT (27 mil), PSDB (26,3 mil) e PP (21 mil) fecham a lista dos cinco mais numerosos. O PSB só aparece depois, com 18,2 mil.
Desfiliações
O TSE também divulgou a lista de desfiliações nos últimos seis meses. Foram mais de meio milhão em todo o País, mais de 10 mil só no Piauí. A sigla que mais perdeu foi o PMDB (2,4 mil), seguido do PTB (2,2 mil).
Fonte: Cidadeverde

Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO