Portal Revista Opinião

Veja a programação da Semana Santa na Paróquia do Livramento em José de Freitas

Matéria publicada em, 21 de março de 2016

Imagens e dados: PNSL

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros. Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.

Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas. Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram. Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.

Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2016 – PNSL

DIA 20/03/2016 – DOMINGO DE RAMOS
06h30 – Bênção dos Ramos no Mercado Público (Mercado do Peixe), em seguida procissão passando pelas ruas até a Igreja de São Francisco das Chagas para a Celebração da Eucaristia.
17h00 – Celebração da Palavra
19h30 – Missa de Ramos

DIA 21/03/2016 – SEGUNDA-FEIRA
19h30 Missa na Igreja de São Francisco.

22/03/2016 – TERÇA-FEIRA
08h00 – Missa dos Santos Óleos (Campo Maior)
17h00 – Missa na Igreja de São Francisco, e logo após procissão com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Capela da Mãe Rainha no Bairro Tijuca para o Encontro com Imagem de Nossa Senhora das dores vinda da Igreja de N. Sra do Rosário.

23/03/2016 – QUARTA-FEIRA
08h00 – Missa pelos enfermos e idosos (Ajude, trazendo aqueles que não tem como se locomover até a igreja)
21h00 Concentração na Igreja de São Francisco e procissão do Fogaréu pelas Ruas da cidade terminando com a bênção na Igreja de São Francisco.

DIA 24/03/2016 – QUINTA-FEIRA
19h30 – Missa do Lava-Pés, logo após trasladação do Santíssimo e adoração até meia noite. (Se possível vir com roupas brancas nesta noite)

Escala de virgilia PNSL

DIA 25/03/2016 – SEXTA-FEIRA
06h30 às 14h30 – Horário de adoração
15h00 Celebração da Paixão do Senhor

DIA 26/03/2016 – SÁBADO
21h00 – Celebração da Vigília Pascal (Se possível vir com roupas brancas nesta noite, trazer velas e água para serem abençoadas)

DIA 27/03/2016 – DOMINGO
06h30 – Missa da Páscoa –
17h00 – Celebração da Palavra
18h30 – Procissão do Cristo Ressuscitado, saindo do Bairro Santo Antônio até a Igreja de São Francisco onde acontecerá a celebração da Eucaristia

Observação:
Membros dos grupos, olhar na igreja de São Francisco o seu horário de Adoração ao Santíssimo Sacramento, após a missa do Lava-pés até meia noite e na sexta até às 14h30.

Da Redação                                              Imagens: Ascom PNSL


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO