UFPI concede título de “Doutor Honoris Causa” ao poeta Assis Brasil

Matéria publicada em, 13 de novembro de 2012

A Universidade Federal do Piauí realizou na manhã desta segunda-feira (12), no Cine Teatro, a Solenidade de Outorga do título de “Doutor Honoris Causa” a um dos maiores nomes da literatura brasileira, o autor de Beira rio beira vida (1965), A filha do meio-quilo (1966), Os que bebem como os cães (1975), Francisco de Assis Almeida Brasil.

Assis Brasil nasceu em Parnaíba, no Estado do Piauí, em 18 de fevereiro de 1932, é romancista, contista, ensaísta, historiador literário, antologista, jornalista, professor, dicionarista, crítico literário, membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia Parnaibana de Letras, também é autor de obras literárias para crianças e jovens.

A solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa seguiu a tradição do cerimonial universitário. Após a entrada do Reitor e demais conselheiros do Conselho Universitário, devidamente vestidos com as “vestes talares”, deu-se prosseguimento à cerimonia com a formação da mesa presidida pelo Reitor e presidente do conselho Luiz de Sousa Santos Júnior. Em seguida o homenageado foi conduzido ao palco pela Comissão de Honra.

Foto: ufpi

 

A cerimônia prosseguiu com a leitura do termo indagativo, no qual o Reitor da UFPI perguntou ao homenageado sobre a aceitação do título. Após a concordância, houve a leitura dos atos e resoluções que concedem o título de Doutor Honoris Causa. “A academia se curva aos seus conhecimentos pois é digno dessa honraria”, reconheceu o reitor Luiz Júnior.

Na oportunidade Assis demonstrou gratidão, “Agradeço do fundo meu coração, é uma honra. Como escritor sou um observador da vida, o ser humano é minha matéria-prima”.

Fonte: UFPI


Revista Opinião