Portal Revista Opinião

UESPI e UFPI ainda tem vagas sobrando do último SISU

Matéria publicada em, 5 de outubro de 2013

UESPI

UESPI

As três instituições públicas de ensino superior do Piauí ainda estão com vagas ociosas remanescentes do último do último processo de ingresso. As universidades Federal e Estadual e o Instituto Federal utilizaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher as 7.869 vagas oferecidas, mas as instituições tem divulgado sucessivas listas de espera ao longo do ano por conta de alunos que abandonam seus cursos.

UFPI

UFPI

O Piauí foi o nono estado com maior número de inscrições no Sisu 2012. Segundo o pró-reitor de ensino e graduação da Uespi, Francisco Soares, a instituição foi a sexta mais procurada do país. Mas apesar disso, sobraram vagas nos cursos de zootecnia, no campus de  União, engenharia em Uruçuí, e licenciatura em química no município de Piripiri.

“Ao todo foram 96.901 candidaturas para 4.350 vagas em 119 cursos. O curso mais concorrido foi o de Medicina no campus de Teresina com 5.698 inscrições. No entanto, foram necessárias oito chamadas para preencher as vagas disponíveis e apenas em 2% tivemos ausência de candidatos”, explica o pró-reitor.

Em 2012, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) ofertou 1.095 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram realizadas duas chamadas e uma lista de espera. A primeira chamada convocou 1.095 candidatos (total de vagas), na segunda chamada foram convocados 596, destes, 185 efetivaram matrícula. Da lista de espera foram chamados 411 candidatos, preenchendo o total de vagas ofertadas.

Já a Universidade Federal do Piauí (UFPI) ofereceu 2.424 vagas para os 54 cursos de Graduação distribuídos nos cinco campi da universidade. A instituição divulgou a 11ª lista de espera nesta quinta-feira (3), quando mais 111 candidatos aprovados foram chamados.

IFPI

IFPI

Da Redação                                                                           Fonte e imagens: G1


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO