Portal Revista Opinião

Transferência do Bispo Dom Eduardo Zielski para São Raimundo Nonato pega diocesanos de surpresa

Matéria publicada em, 2 de março de 2016

O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 02 de março de 2016, a transferência do Bispo Dom Eduardo Zielski para a Diocese de São Raimundo Nonato-PI. Dom Eduardo deixa a diocese de Campo Maior depois de 16 anos de bispado no Piauí.

Bispo Dom Eduardo Zielski ficou à frente da Diocesse de campo maior por 16 anos

Bispo Dom Eduardo Zielski ficou à frente da Diocesse de campo maior por 16 anos

Nomeações e transferências anunciadas pelo Vaticano

Todas as quartas-feiras acontecem as nomeações e transferências que o Santo Padre, o Papa, anuncia em Roma dos novos bispos por todo o mundo.

Sede Vacante

A partir da transferência ou aposentadoria do bispo, se não for nomeado outro no mesmo dia, a Diocese se torna “Sede Vacante” (Diocese sem bispo). Todos os cargos são dissolvidos: vigário geral, chanceler etc. O único a permanecer é o Colégio dos Consultores, que atualmente é formado por Mons. Paulo, Mons. Silvestre, Pe. Duarte, Pe. Gilcimar. Pe. Juscelino e Pe. Lisardo. Eles tem oito dias após a tomada de posse dele na outra Diocese para elegerem o Administrador Diocesano, até que o Papa nomeie o Novo Bispo que, no caso, pode durar um ano.

Como ficam as obras

Enquanto a Sede estiver vacante, não pode haver transferências de padres, nomeações e construções. As crismas, o Padre Administrador pode realizar; quanto às ordenações, o Colégio dos Consultores pode convidar um bispo vizinho para celebrar.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO