Portal Revista Opinião

Teto de sala desaba durante prova e seis alunos ficam feridos em Teresina

Matéria publicada em, 3 de setembro de 2015

Seis alunos ficaram feridos após o teto de uma sala de aula desabar na Escola Municipal Francisco Prado, bairro Satélite, Zona Leste de Teresina. De acordo com a diretora adjunta da unidade, Gilvaneide Pontes, o acidente aconteceu na tarde da quarta-feira (2) durante aplicação de uma prova.

Teto de Escola Francisco Prado desabou em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1 )

Teto de Escola Francisco Prado desabou em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1 )

Ainda conforme relato da diretora, a proporção do acidente só não foi maior porque muitos estudantes já tinham saído.

“Estava na secretaria da escola por volta das 16h quando escutei o barulho, mas achei que fosse um avião passando. Logo em seguida alguns alunos chegaram relatando o desabamento do teto, então eu corri com os outros professores em direção à sala e ajudamos os alunos a sair debaixo dos escombros. Graças a Deus eles sofreram apenas ferimentos leves e a maioria tinha saído”, relatou.

Engenheiro da Semec fez vistoria na escola nesta quinta-feira (3) (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Engenheiro da Semec fez vistoria na escola nesta
quinta-feira (3) (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Em conversa com a diretora, a professora que aplicava a prova relatou ter ouvido um estalo no teto e, segundo ela, só deu tempo dos alunos se protegerem embaixo das cadeiras. “Ela contou que o teto desabou sobre o forro e em seguida caiu em cima dos alunos. Todos foram atendidos na própria escola e a Secretaria Municipal de Educação foi informada”, disse.

Gilvaneide Pontes informou que a escola tem 40 anos de existência e atende 600 alunos nos dois turnos. A sala onde o teto desabou foi um dos espaços contemplados na ampliação do prédio feita há 15 anos. Com o acidente, a outra sala que fica ao lado teve que ser interditada.

Um engenheiro da Semec esteve na escola e informou que o trabalho de reparo será minucioso. Segundo ele, provavelmente a madeira tenha sido colocada de forma errada e com o tempo não aguentou o peso do telhado e cedeu. “No entanto, somente uma perícia deverá apontar o que realmente aconteceu”, frisou.

No retorno às aulas nesta quinta-feira (3), professores revelaram ao G1 que muitos alunos estavam amedrontados e com receito do teto das demais salas desabar. “Alguns deles entraram na sala e nem retiraram as mochilas das costas”, disse uma docente.

Nota

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) informou que ao tomar conhecimento do fato, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, dirigiu-se imediatamente à escola e providenciou o isolamento de todo o bloco de salas.

A Semec adotou todas as providências cabíveis para que, ainda nesta quinta-feira (3), o serviço de recuperação do teto de todo o bloco, e não apenas o da sala de aula afetada, seja realizado, colocando uma estrutura de ferro.  Importante frisar que, a olho nu, não havia indícios que tal evento pudesse ocorrer. Por isso, a Secretaria de Educação não foi informada antes de qualquer necessidade de reforma na escola. As aulas, assim como toda a rotina da escola, acontecerão normalmente, sem prejuízos ao calendário letivo para os alunos.

Fonte e imagens: G1


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO