Teresa Britto é a mais lembrada pelos Teresinenses em pesquisa

Matéria publicada em, 26 de abril de 2012

Divulgada pesquisa do Instituto BrVox em parceria com o 180 graus com os números dos pré-candidatos a vereador em Teresina. A vereadora Teresa Britto é mais lembrada pelos Teresinenses na pesquisa espontânea, onde não são colocados nomes para a escolha dos entrevistados.

Vereadora Teresa Britto

 

Na pesquisa, o nome que aparece em primeiro lugar, para a pergunta: “Para vereador(a), em quem o(a) senhor(a) vai votar nessa próxima eleição?”, é o da atual vereadora e pré-candidata a reeleição Tereza Brito (PV). O nome dela obtém 2,60% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece Dr. Pessoa (PSD), com 2,20% das intenções de votos. Já em terceiro lugar está Joninha (PSDB), com 1,80%. Mais atrás está R.Silva (PP) com 1,60%.

A pesquisa mostra que Tereza Brito também lidera no levantamento do Instituto BrVox quando a pergunta é: “Em sua opinião qual o Vereador que mais trabalha em favor do povo daqui de Teresina?”. Tereza aparece em primeiro com 2,80%. Mais atrás está R.Silva com 2,20%. Joninha e Renato Berger empatados com 2%.

Veja os números:

Teresa Britto e sua bandeiras

Com a história política iniciada com a preocupação no social, na qualidade de vida da população de Teresina, a vereadora Teresa Britto (PV), que exerce o segundo mandato na Câmara Municipal de Teresina se transformou em um dos ícones no que diz respeito à defesa do meio ambiente, tendo em vista que um dos principais aspectos programáticos do PV são o desenvolvimento sustentável e a diminuição da desigualdade social.

A parlamentar que também é presidente estadual e dirigente nacional do Partido Verde é recordista em solicitação e aprovação de requerimentos, apresentação de Projetos de Lei e pedidos para realização de audiências públicas. Preside a Comissão do Meio Ambiente, é relatora da Comissão Especial da Mulher e da Comissão de Saúde Pública membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Suplente da Comissão de Finanças, membro da Comissão de Assistência Social e Acessibilidade.

A vereadora ainda é autora do Indicativo de Lei que criou a Coordenadoria da Mulher, criada a partir de um Indicativo de Lei da parlamentar e responsável pela reativação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fora extinta na gestão do então prefeito Firmino Filho.

Em seus dois mandatos foram mais de duas mil solicitações de benfeitorias nas comunidades, mais de 60 Projetos de Leis apresentados, 46 pedidos para realização de audiências públicas e 38 para sessões solenes. 26 pedidos para entrega Título de Cidadão Teresinense e cerca de 33 indicações para concessão de título de Utilidade Pública para associações e entidades.

Uma pesquisa feita recentemente pelo Instituto Tiradentes, localizado na cidade de Viçosa, Minas Gerais, apurou, através de análises de opinião pública, a atuação dos vereadores na cidade de Teresina durante o ano de 2011. A pesquisa foi realizada por meio de enquetes, via internet, com a participação espontânea da população. Tendo como objetivo contribuir para a valorização da cidadania, para o aperfeiçoamento da gestão pública segundo os princípios da inovação, da ética e da probidade administrativa.

De acordo com a análise, a maior atuação no ano passado, na cidade de Teresina, foi da vereadora Teresa Britto, do Partido Verde. A vereadora afirma que o prêmio é importante para o reconhecimento dos trabalhos de cada parlamentar. “Vejo essa pesquisa com satisfação e alegria. Essa comenda aumenta mais a nossa responsabilidade e nos incentiva trabalhar cada vez mais para a sociedade”, disse. A medalha “Presidente Tancredo Neves”, será entregue durante o 50º Simpósio Brasileiro de prefeitos e vereadores, em Pernambuco, para os parlamentares de maior atuação em sua cidade.

Outro ponto a ser destacado entre o empenho da vereadora em prol dos teresinenses enfatiza a reabertura do Pronto Socorro do Hospital Getúlio Vargas, englobando a sua luta para a melhoria do atendimento de urgência e emergência em Teresina. A luta pelos direitos das mulheres visando a criação de políticas públicas em prol das cidadãs que se encontram em situação de risco devido à violência doméstica, encabeça a iniciativa de Teresa Britto a fim de incentivar que as mulheres sempre busquem a autonomia financeira, para que a falta da mesma, não seja um ponto negativo de argumentação para suportar abusos. Vale destacar que a “Causa Ambiental” é uma de suas principais bandeiras, enfatizando iniciativas que incentivam a coleta seletiva de resíduos sólidos, preservação das matas ciliares e das águas dos rios Poty e Parnaíba, bem como proteger os animais domésticos e silvestres também pautam a vida política da vereadora. Teresa Britto é autora da Lei que proíbe a instalação de circos em Teresina que utilizem de animais em suas apresentações.

“A maioria dos animais que fazem parte do elenco circense sofrem violência durante os treinamentos de adestramento. Não podemos permitir esse tipo de abuso para com os animais. O espetáculo circense deverá ser recriado, ressaltando as habilidades do ser humano e abrindo possibilidades de emprego para artistas”, argumenta.

Fonte: 180graus


Revista Opinião