Portal Revista Opinião

Sob leve chuva, procissão do fogaréu ilumina ruas de José de Freitas

Matéria publicada em, 17 de abril de 2014

capaSob leve chuva, na noite desta quarta-feira, 16 de abril de 2014, algumas ruas do centro da cidade de José de Freitas ficaram iluminadas com as luzes da Procissão do Fogaréu.

A procissão teve início às 21h com a concentração na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, no centro da cidade e terminou na Igreja de São Francisco com as bênçãos finais, tendo à frente o Padre Gilcimar Lima Machado.

O fogaréu, que saiu da Igreja de N. S. do Livramento, percorreu as ruas Edgar Gaioso, Hugo Napoleão, Jardim Mulato, Joaquim Sampaio, Américo Celestino e Hugo Napoleão, retornando para Igreja de São Francisco onde aconteceu a bênção final. A procissão do fogaréu é acompanhada apenas por homens carregando uma tocha iluminando o percurso.

Procissão do Fogaréu

O Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na quarta-feira santa. A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e, tradicionalmente, aqui em José de Freitas, tem início por volta das 21 horas da quarta-feira santa. Geralmente a procissão é realizada com a iluminação pública apagada e ao som de tambores. Na tradição, os penitentes, somente homens com tochas acesas, seguem por algumas ruas da cidade numa analogia às cenas da prisão de Cristo pelos romanos.

1ªtodas

Da Redação                                                                                Imagens: PNSL e Diassis Silva/facebook


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO