Portal Revista Opinião

Sindicalistas de José de Freitas participam de Curso de Comunicação Radiofônica promovido pela FETAG-PI

Matéria publicada em, 15 de junho de 2011

A comunicação é uma ferramenta extremamente poderosa e considerada como uma das sete chaves do sucesso: Paixão, Crença, Estratégia, Atitude, Poder de União, Clareza de Valores e Comunicação. Uma comunicação inadequada dificultará atingir o topo do sucesso. Observe os executivos, diretores e gerentes talentosos. Geralmente se diferenciam pela expressão verbal que executam no meio em que convivem. Dizem que: “ou você fala ou falam por você”.

Sindicalistas freitenses participantes do curso

Pensando nisso, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí – FETAG-PI, em parceria com os sindicatos de trabalhadores rurais do pólo sindical regional de Teresina, está promovendo Curso de Capacitação em Comunicação e Apresentação de Programa Radiofônico para dirigentes sindicais, lideranças comunitárias e jovens trabalhadores rurais filiados aos STTRs. O propósito é preparar comunicadores da categoria para divulgar as ações do MSTTR em todos os meios de comunicação, principalmente rádio, internet, jornais e televisão.

Sindicalistas durante formação

O curso tem carga horária de 360 horas-aulas (trezentos e sessenta horas aulas), dividido em três etapas. A primeira iniciou-se dia 06 de junho de 2011, tratando de orientar como um apresentador de rádio deve falar. Além disso, ensina a entender o processo da expressão verbal em público, tratar os medos e controlar a ansiedade, falar com técnicas, estilo e segurança, encantando os ouvintes em geral.

Momento de formação

Os participantes aprendem que o orador é como o cantor, tem que praticar para adquirir estrutura e bom desempenho. Para falar com eloquência, que é a arte do bem falar, parte da retórica que trata da arte de falar, a faculdade de falar, de tal modo que se consegue dominar e empolgar o auditório e que, também, envolve o talento de persuadir, de deleitar ou comover, falando.

O município de José de Freitas está representado, no referido evento, pela senhora Elisa Soares de Lima Cunha – diretora do STTR, “Chocolate” – presidente da associação comunitária da Caiçara I, Fabiana – coordenadora do núcleo sindical da Olinda, Antônio Carlos – associação do Poço Escuro, Leonardo – comunidade 1º de Maio, Maria da Conceição – diretora da cooperativa FRUTODAQUI, Elineide e Fabiana – Bairro São Pedro.

Sindicalista durante aulas de filmagem

Por: Elisa Soares de Lima Cunha – Coordenadora da Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais do STTR de José de Freitas-PI.


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO