Portal Revista Opinião

Servidores reclamam de site do governo para recadastramento online

Matéria publicada em, 7 de julho de 2015

Muitos servidores públicos estaduais estão sentindo dificuldades em realizar o recadastramento obrigatório lançado pelo Governo do Piauí no dia 23 de junho deste ano. A maioria das reclamações é em relação à funcionalidade do sistema. Segundo os servidores o “site não abre”, impossibilitando, assim, que se proceda o recadastramento.

senha

“Já fiz várias tentativas, o site não abre. Procurem melhorar o sistema”, diz a servidora Neuza Abreu.

“Fiz várias tentativas e o SITE não abre. Procurem melhorar o sistema porque se continuar assim vai dar muita dor de cabeça”, reclamou o servidor José Maria Carvalho.

Este site tentou entrar em contato com os responsáveis pelos serviços através do número 0800 280 3655, disponibilizado pelo próprio governo, mas não conseguiu ser atendido.

Algumas pessoas que já conseguiram realizar o recadastramento disseram que realmente há muito travamento no site, mas conseguiram concluir. Outras dizem que não houve problemas, “deu tudo certo”, disse a servidora Maria do Livramento, que fez seu cadastro nesta segunda numa lan house.

A primeira etapa, chamada de pré-cadastro, deverá ser feita exclusivamente pela internet até o dia 22 de agosto por meio do endereço eletrônico: http://www.recad.pi.gov.br/SIPREV.

Na segunda etapa, que ocorrerá de 1º de setembro a 30 de outubro, será feita a validação do pré-cadastro, através da entrega de documentação, coleta biométrica e digitalização de documentos. A segunda etapa será presencial e realizada nos próprios municípios de lotação, onde serão montados postos de atendimento e unidades móveis para a coleta e digitalização de documentos.

Veja o passo-a-passo do recadastramento:

1º PASSO: ao abrir a página para se recadastrar, o servidor vai digitar seu CPF no campo USUÁRIO e sua data de nascimento no campo SENHA, com dois dígitos para dia, mês e quatro dígitos para o ano (ex.: 07/07/2015).

1

2º PASSO: após digitar usuário e senha, vai abrir outra página com o nome completo do usuário, no caso o servidor, do lado superior direito da tela. No início da página, do lado esquerdo superior, vai aparecer as opções “Cadastros Gerais” e “Sair”. Use a seta ao lado de Cadastros Gerais para abrir novas opções (Beneficiários – Servidor). Clique neste último.

2

3º PASSO: ao clicar na opção “Servidor”, a página “Dados do Servidor > Pesquisa de Servidores” aparecerá, contendo, entre outros, os campos “Órgão” e “Situação Previdenciária”. Escolha a opção de seu interesse. Clique em CPF, Nome, Pasep ou Matrícula e preencha o campo seguinte com a opção escolhida. (No exemplo abaixo usamos o CPF).

4

4º PASSO: uma página com o nome do servidor, CPF, Pasep/Pis, etc, vai abrir. Vá até a opção “Alterar” e clique no ícone.

7

5º PASSO: na página seguinte aparecerá toda a situação cadastral do servidor. Você poderá alterar seus dados e navegar pelas opções da barra de menu na parte superior. Depois é só salvar as alterações. Seu pré-cadastro estará concluído.

8

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO