Portal Revista Opinião

Senado aprova ficha limpa para servidores públicos

Matéria publicada em, 4 de julho de 2013

imagesEm mais uma ação da “agenda positiva” do Congresso em resposta às manifestações populares, o Senado aprovou nesta terça-feira(02) por 61 votos favoráveis e nenhum contrário, proposta de emenda constitucional que estende a lei da ficha limpa para os servidores públicos. A proposta segue para votação na Câmara.

Pela proposta, servidores de cargos comissionados, funções de confiança ou futuros funcionários públicos não poderão permanecer ou assumir as funções se tiverem sido condenados pela lei da ficha limpa de forma definitiva (transitada em julgado) ou por decisão judicial colegiada.

Entre os crimes enquadrados na ficha limpa, estão os hediondos, corrupção, abuso de poder econômico, contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e contra a administração pública.

Pela proposta, os servidores públicos efetivos que cometerem crimes enquadrados pela lei vão perder os cargos. A mesma regra vale para servidores comissionados ou que ocupam funções de confiança. A lei não é retroativa, ou seja, só perderão as funções aqueles que cometerem os crimes previstos pela ficha limpa depois da publicação da nova versão da lei.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO