Portal Revista Opinião

Semana da Família termina com caminhada pela paz

Matéria publicada em, 2 de setembro de 2011

Aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto, em José de Freitas, a “Semana Nacional da Família”. O evento, que acontece anualmente em todo o país, foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família. Este ano o encontro teve como tema “Família, Pessoa e Sociedade”, e foi executado pela Pastoral da Família das Paróquias de cada cidade.

Em José de Freitas, as Paróquias de N. S. do Livramento e de N. S. do Rosário trabalharam em comunhão a Semana da Família, que reuniu centenas de famílias livramentenses neste grandioso evento festivo cristão.

A abertura aconteceu no dia 21 de agosto e o encerramento se deu no domingo, 28 do mesmo mês, com a Caminhada da Paz nas Famílias, que saiu da igreja de N. S. do Livramento até a igreja de N. S. do Rosário no final da tarde.

Pessoas participando da caminhada pela paz

Segundo a organização, cerca de duas mil pessoas fizeram parte da caminhada, que saiu da igreja de N. S. do Livramento, passou pelas principais ruas da cidade e terminou na igreja de N. S. do Rosário, no bairro Cidade Nova. O encerramento se deu com a celebração da Santa Missa pelos dois párocos da cidade, Pe. Gilcimar e Pe. Alves, e também pelo frei Francisco.

Celebração da santa Missa

De acordo com os organizadores, a semana serviu para fortalecer os laços familiares e conscientizar a sociedade da necessidade de constante discussão à cerca da valorização da família.

Durante os oito dias de encontro, vários temas foram discutidos com a comunidade freitense, como “A família como rede de solidariedade”, “Políticas públicas que valorizam a família”, “Os desígnios de Deus sobre o matrimônio e a família”, “A pessoa se realiza na comunhão” e “Fraternidade e vida no planeta”. As palestras e discussões envolveram todas as comunidades freitenses da zona rural e urbana e contaram com a orientação espiritual dos dois párocos.

Coroinhas no altar da celebração da Santa Missa

“Sinto-me realizado com esse maravilhoso momento de fé e comunhão com Deus, onde as pessoas participaram ativamente nos momentos de oração, nas discussões temáticas e na parte social, ou seja, nos leilões, bingos e vendas de comidas típicas. Esperamos trabalhar com o mesmo afinco na realização da semana da família do ano que vem”, enfatizou Luis Alves, um dos coordenadores da semana da família em José de Freitas.

Da Redação

Veja mais imagens do evento cristão:

Apresentação coreográfica ao final da Missa

Encenação teatral ao final da Missa

Teresa Britto e o esposo com os padres Gilcimar e Alves

Equipe de Organização da Semana da Família


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO