Copa Piauiense: no sufoco, José de Freitas passa por Valença e disputará o Bi com Curimatá

Matéria publicada em, 29 de maio de 2011

A tarde do último domingo (29) foi de muito sofrimento para o torcedor freitense no estádio Jacozão, em José de Freitas, palco do jogo entre as seleções de José de Freitas e Valença pela semifinal da VI Copa Piauiense de futebol amador, realizada pela Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).

Seleção de José de Freitas - foto: Saraiva/gp1

Em campo duas das grandes atrações da atual competição: de um lado a tradicional seleção de José de Freitas, com um elenco recheado de nomes expressivos e invicta há anos dentro de seus domínios; do outro, o selecionado de Valença, embalado por uma bela campanha ao longo da Copa.

Acostumada com boas vitórias dentro de casa, a torcida de José de Freitas estava confiante em mais um resultado positivo, mas quando deu-se o pontapé inicial do confronto, o que se viu foi uma partida super disputada entre as duas agremiações. Mesmo sob forte marcação e empurrado por sua torcida, a seleção freitense jogava melhor e foi em busca de abrir o placar, e, após algumas tentativas, o meia Diêgo Neves fez o primeiro para José de Freitas aos 27 minutos da etapa inicial. Outras boas e claras oportunidades de gols surgiram ainda na mesma etapa a favor dos freitenses, mas todas desperdiçadas.

Seleção de Valença - Foto: Saraiva/gp1

Na volta do intervalo, as duas agremiações retornaram bem dispostas a decidirem o jogo. Mais uma vez a seleção de José de Freitas tomou a iniciativa e, através do ótimo atacante Paulinho, aos 13 do segundo tempo fez  2X0, levando o torcedor freitense à loucura no Jacozão. Mas o inesperado estava por vir: aos 14 minutos do tempo final, o técnico Paulo Negreiros, de Valença, foi ousado, colocando em campo o jovem atacante Dácio e o meia Tetê. Ambos entraram muito bem e conseguiram mudar todo o panorama da partida. Aos 20 minutos, Dácio, em uma bela jogada, fez o primeiro de Valença, pondo, assim, fogo na partida.

As duas seleções em campo - Foto: Saraiva/gp1

Bem mais posionada em campo e melhor fisicamente, os Valencianos foram em busca do empate, e aos 27, mais uma vez Dácio, em uma bela cabeçada empatou a partida em 2X2,  calando o Jacozão. A seleção freitense, por sua vez, buscava forças para adquirir o gol da vitória. Duas tentativas foram feitas através de Paulinho e Xandão, mas sempre parando nas mãos do ótimo arqueiro Zé Paulo, de Valença, um dos destaques do jogo. Mesmo com a pressão do torcedor freitense, que cobrava insistentemente o gol da vitória, o clássico terminou mesmo empatado em 2X2, resultado esse, que levou a decisão da vaga para a final da Copa piauiense de 2010 para a marca do cal.

Quando iniciou as cobranças, o drama aumentou ainda mais, pois o placar nas penalidades máximas continuou empatado até a última cobrança. O destino de José de Freitas estava, então,  nas mãos do  goleiro Patinga, que já havia defendido uma cobrança e mais uma vez brilhou ao defeder o penal cobrado por Tetê, dando a vitória e a classificação de José de Freitas para a grande final da VI edição da Copa Piauiense.

Goleiro de José de Freitas, Patinga - Foto: Saraiva/gp1

Após o jogo, só muita alegria de todos os jogadores, que agradeceram o apoio do torcedor freitense, além do apoio dado pela prefeitura municipal de José de Freitas. Cada atleta recebeu pela vitória diante de Valença uma quantia de R$ 150,00 como incentivo. Para o jogo final diante de Curimatá, já está garantido pelo secretário de esportes, Tiago Pinto, um bônus extra no mesmo valor, independente da premiação da grande final.

Torcedores lotando o Jacozão - Foto: Saraiva/gp1

A seleção freitense encara na grande final a forte seleção da cidade de Curimatá, que venceu no último sábado (28), o selecionado de Picos pelo escore de 4X2 em Bom Jesus. A Fundespi já confirmou para o dia  11 junho, em Bom Jesus, o jogão final entre a campeã de 2005, Curimatá, e a campeã de 2008, José de Freitas. O confronto terá outra grande importância: quem vencer se tornará a primeira Bi-Campeã da Copa Piauiense de futebol amador, tida como a maior competição entre municípios do Brasil.

Confira a Ficha técnica do Jogo

Jogo: JOSÉ DE FREITAS (4) 2X2 (3) VALENÇA
Motivo: Semifinal da VI Copa Piauiense de Futebol Amador
Local: Estádio Jacozão – José de Freitas
Horário: 15h15min
Data: 29 de maio de 2011
Arbitragem: Hermínio Marques (Piripiri), Aux: Arnaldo Araújo e Edvar Rodrigues (Teresina)
Delegado: José Neto
Quarto Árbitro: Manoel Ibiapina (Manuleu)
Gols: Diêgo e Paulinho (José de Freitas)
Dácio (Valença)

JOSÉ DE FREITAS: Patinga, Xandão, Chaguinha, João Soares e Hélio, Gabí (Everaldo), Gilliardo, Diêgo e Goiano, Paulinho e Gil (Claudivan)
Técnico: Nonatinho

VALENÇA: Zé Paulo, Josiano, Flávio, Jean (Dácio) e Furinga (Leomar), Nem, Lata, Zezé (Tetê) e Zé Gatinha, Ferreira e Sadan
Técnico: Paulo Negreiro

Confira os Cobradores das Penalidades

JOSÉ DE FREITAS

Xandão – fez
Goiano – fez
Gilliardo – perdeu
Claudivan – fez
Diêgo – fez

VALENÇA

Josiano – fez
Lata – perdeu
Zezé – fez
Ferreira – fez
Tetê – perdeu

Placar Final nos pênaltis – José de Freitas 4X3 Valença

Reportagem: Francisco Saraiva – TIL


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO