Portal Revista Opinião

Secretaria Municipal de Educação abre o ano letivo com Encontro Pedagógico

Matéria publicada em, 7 de fevereiro de 2012

Aconteceu na noite de ontem (06/02), a abertura da semana pedagógica das escolas da rede municipal de José de Freitas, que vai até sexta-feira, dia 10/02.  A Semana Pedagógica acontece como uma preparação dos docentes e gestores para o início do ano letivo que começa em todas as escolas da rede municipal no dia 14/02.

A secretária de educação, Socorro Cruz deu as boas vindas, e falou dos esforços da gestão para melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais. “A secretaria, juntamente com o prefeito, não têm medido esforços para oferecer uma educação de qualidade, priorizando, principalmente, a formação continuada dos professores, para que haja reflexos justamente naqueles que são a nossa razão de ser, que são nossos alunos”, enfatizou Socorro Cruz.

Professores da rede municipal participam da abertura da Semana Pedagógica em José de Freitas-PI

 

Em seu discurso de mais de uma hora, o prefeito falou de reformas feitas na gestão da ex-secretária Maria Antônia e prometeu reformar e ampliar as escolas da rede municipal, como Engenheiro Vicente Batista, Filomena Alves, da Lagoa do Piripiri e da Olinda, dizendo ainda, que logo se fará a licitação das obras. E falou da implantação dos PSFs dentro das escolas, com serviços de psicopedagogia e fonoaudiologia.

Na parte educacional, esteve presente proferindo palestra, o professor Marcelino Câmara, da empresa Inove, contratada pela Secretaria Municipal de Educação para ministrar a Semana Pedagógica. Marcelino falou na abertura sobre a temática “Motivação, saberes docentes, ser ou estar professor”. Durante mais de uma hora, o professor proferiu uma palestra bastante dinâmica e atrativa na qual cantou, dançou e brincou com a plateia, formada toda por professores, mostrando como é possível motivar os alunos e tornar as aulas mais dinâmicas, misturando arte com o saber.

“O professor tem que ir preparado para a sala de aula, senão, ele vai perder para os concorrentes, que são o celular, a televisão, os vídeo-games, os jogos, a internet”, disse ele, referindo-se à necessidade de o professor estar sempre se atualizando com as mídias, já que estas já fazem parte do dia-a-dia dos jovens. “Eu tenho que saber o que está acontecendo, o que tá na mídia, senão eu fico pra trás”, acrescentou. “Tenho que chegar na sala de aula sempre com uma coisa nova”, finalizou.

A semana pedagógica prossegue com formações continuadas para os professores até sexta-feira, e as aulas terão início na próxima semana, terça-feira, dia 14 de fevereiro.

Da redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO