SAMU faz aniversário de um ano atuando em José de Freitas

Matéria publicada em, 9 de agosto de 2013

Nesta quinta-feira, 08 de agosto de 2013, fez um ano que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  – SAMU foi inaugurado na cidade de José de Freitas-PI. Os funcionários comemoraram com um bolo de aniversário e cantando os parabéns a todos da equipe.

Samu/JF faz em média 10 atendimentos por dia
Samu/JF faz em média 10 atendimentos por dia

O Samu de José de Freitas conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB), equipada com Oxímetro Portátil, Desfibrilador Externo Automático e Aspirador, além de outros equipamentos. A equipe de pessoal é composta por enfermeira, técnicos de enfermagem, motoristas socorristas, além de auxiliares de serviços gerais e vigias. Nesta quinta (8), por ocasião da reunião mensal que faz parte da programação da equipe, todos os funcionários se reuniram em comemoração ao 1º ano de atuação da unidade no município.

Número de atendimentos

Durante esse primeiro ano de atuação em José de Freitas, o SAMU já prestou diversos atendimentos tais como: casos clínicos, obstétricos, pediátricos, psiquiátricos, traumatismos, afogamentos e outros.

Segundo dados do próprio SAMU, a unidade atende em média 10 (dez) ocorrências por dia na região de José de Freitas, englobando zona rural e urbana, além de atender a alguns casos nas cidades vizinhas de Altos, Cabeceiras, União e Lagoa Alegre.

O que é o Samu

O Samu é um serviço oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.

Como fazer a chamada do SAMU

As pessoas que necessitarem do serviço do Samu devem ligar para o número 192 (ligação gratuita). As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica, e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada (USA, USB ou VT). No caso de José de Freitas o atendimento é realizado somente através da USB (Unidade Básica de Urgência).

Vale ressaltar que apenas e exclusivamente o médico de regulação, que fica na Unidade Central, tem autonomia para a liberação de ambulância da base para atender as ocorrências. Essa decisão não depende da base do Samu.

Apelo à população

De acordo com a enfermeira Francisca Goiano, coordenadora local do Samu-JF, muita gente procura pessoalmente o órgão de saúde, no centro da cidade, para solicitar atendimento, porém ela adverte que essa ação é desnecessária, pois qualquer unidade em todo o país só se desloca até o local da intervenção mediante autorização do médico regulador. Essa decisão não depende da equipe operacional.

Segundo ela, isso muitas vezes causa constrangimentos à equipe, pois as pessoas não entendem que essa decisão não cabe a ninguém do Samu local, mas da central.

Ela faz um apelo para que as pessoas façam os procedimentos pelo telefone, através do número 192, único para todo o país, e evitem procurar a base, pois essa atitude ocasiona atraso no atendimento e mais danos ao paciente.

Equipe da unidade básica do Samu de José de Freitas:

  • Francisca Maria Goiano – enfermeira coordenadora
  • Keila Reis – técnica em enfermagem – auxiliar da coordenação
  • Ambulância: Antonio Santiago (técnico em enfermagem), Maria Vilanir (técnico em enfermagem), Maria José Rego (técnico em enfermagem), Joaquim Araújo (técnico em enfermagem), Raimunda Vanderlei (técnico em enfermagem) e Marcia Jane(técnico em enfermagem substituta)
  • Motoristas: Antonio Carlos, Fabricio, Claudio Craveiro, Claudomires Cardoso e Borges Filho;
  • Auxiliar de Serviços Gerais – Iara, Augusto e Raimundinho
  • Vigias: Diniz, Xavier e Francisco

A equipe do SAMU /JF reúne-se mensalmente para discutir sobre os serviços prestados e buscar melhorar cada vez mais o atendimento à população de José de Freitas.

Veja as imagens da comemoração de 1 ano de SAMU em José de Freitas:

foto (2)-vertfoto (5)-vertfoto (19)-vert

Por Marquim do Frango


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO