Rio+20 representa chance na luta contra pobreza, diz ONU

Matéria publicada em, 10 de março de 2011

As Nações Unidas acreditam que a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio + 20, oferecerá uma chance na luta contra a pobreza. A reunião está marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro. A afirmação foi feita pelo subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Sociais, Sha Zukang, em entrevista a jornalistas na última terça-feira (08), em Nova York.

Segundo ele, o encontro tentará fechar um acordo de transição para a “economia verde” que deverá ajudar a reduzir o número de pobres no mundo. O subsecretário-geral falou após dois dias de reunião da Comissão Preparatória da conferência, na sede da ONU. Segundo analistas, a Rio + 20 também será uma oportunidade de troca de experiências sobre iniciativas de energia limpa entre vários países.

Um dos participantes do evento, o especialista de mercados, e ex-analista do Banco de Investimento Português, Dirk Schnittker, falou à Rádio ONU sobre o interesse de empresas estrangeiras no setor energético brasileiro.

“O problema é que a tecnologia verde, em alguns casos, ainda é cara. Então, muitas vezes sai mais barato utilizar o carvão que a energia solar ou eólica. O Brasil é muito verde em várias coisas, como eletricidade. Para as empresas estrangeiras, existem projetos muito grandes como hidrelétricas, energia eólica e até o petróleo, cuja área ainda não está muito verde”, afirmou.

A Rio+20 vai marcar os 20 anos da realização da ECO-92. Zukang afirmou que “não se pode esperar mais outros 20 anos” para se alcançar um compromisso.

Que tudo isso não seja apenas retórica, pois o mundo todo clama por Desenvolvimento Sustentável!

Fonte: ONU Brasil


Revista Opinião