Portal Revista Opinião

Registrado a 1ª morte por Covid-19 para José de Freitas e casos confirmados sobem para dez

Matéria publicada em, 18 de maio de 2020

Em novos números atualizados e divulgados na noite deste domingo 17, sobre a situação do Coronavírus para José de Freitas, por meio de um boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, dão conta que o Município tem 10 casos confirmados para Covid-19, 19 casos descartados, 1 pessoa recuperada e a novidade foi o primeiro óbito no Município provocado pela doença Covid-19 causada pelo Novo Coronavírus.

Segundo informações a vítima foi um Senhor de 72 anos de idade que morava na zona urbana da de José de Freitas, e estava internado em um hospital em Teresina, na qual contraiu o vírus, vindo a óbito na noite do último sábado (16), no entanto, o teste positivo para Covid-19 como causa da morte, só foi divulgado na noite deste domingo (17) pelo Lacen-PI. A vítima já era acometido de um C A e tinha comorbidades, e foi transferido para Teresina, pelo o Hospital Nossa Senhor do Livramento. A família contestou a nota do Lacen-PI, e não acredita que o falecido tenha sido vítima da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de José de Freitas, informou que está aguardando a contabilização de mais três casos de pessoas que moram em José de Freitas, que testaram positivos para Coronavírus e foram computados como sendo de Teresina, são duas pessoas do Bairro Santa Rosa e uma do Bairro São Pedro, ambas desta cidade. Desta forma o total de casos positivo para José de Freitas, deve subir a qualquer momento para 13. Ainda segundo informações, a SESAPI, fez também uma correção na noite deste domingo (17) de um erro no número de casos para José de Freitas divulgado em um boletim na noite de sábado (16), no qual constava 12, sendo que na verdade até aquele momento a confirmação era de apenas de 10.

A Secretaria Municipal de Saúde, informou através do boletim epidemiológico publicado na noite deste domingo (17), os Bairro com maior incidência da doença na cidade de José de Freitas e o total de casos por Bairro. Veja, Bairro de Fátima-2 casos, Bairro Centro-1, Gusmão-2, Matadouro-2, na zona rural aparece as localidades, Aprazível, Marambaia e Morada Nova, ambas com um caso da Covid-19. A faixa etária de idade estão entre 20 há 72 anos.

O diretor clínico do Hospital Nossa Senhora do Livramento de José de Freitas, Dr. Gemerson Fonseca, se manifestou sobre o assunto através do grupo de WhasApp Giro de Notícias e fez algumas colocações importantes, nosso papel como profissionais da saúde é sempre mostrar a verdade, esse momento que estamos vivendo é muito complicado, vários pacientes tem doenças que são anteriores a esse problema da pandemia, porém entendam, que eles estão falecendo pela Covid-19.

Ainda segundo o médico, quando nós pedimos o isolamento social, é para que não passe a Covid para os pais e avós. E com relação aos profissionais de saúde existe algo que muitas pessoas não entendem, que se chama Carga Viral, que acontece quando um profissional é exposto ao vírus 10 vezes por dia, tendo uma grande probabilidade de pegar a doença,  incluindo os próprios pacientes que dão entrada nos hospitais. Gemerson, acrescentou ainda, que só será possível vencer essa pandemia com a colaboração de toda população.


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO