RdB realiza o 15º Seminário de Capoeira em José de Freitas

Matéria publicada em, 9 de novembro de 2015

Aconteceu em grande estilo mais um seminário de capoeira na cidade de José de Freitas-PI. A 15ª edição do Seminário de Capoeira do Grupo Raízes do Brasil de José de Freitas teve como palestrante principal o Professor Cujuba.

No seminário foram abordados temas como o respeito e a união. O Professor Cujuba ainda ministrou uma aula prática de SBGR (São Bento Grande de Regional), que é um estilo de jogo com entradas e saídas de vingativas e tesouras, o estilo mais marcial que existe dentro da capoeira. Falou também um pouco de sua experiência na capoeira desportiva e deu boas dicas a respeito do treino preparatório e da competição em si.

RdB/JF-PI
RdB/JF-PI

Foram quase 3 horas de bastante aprendizado em um ambiente onde confraternizar era uma regra natural. Segundo os participantes, a roda foi um espetáculo só. “O axé estava acima da média, pois todos, conduzidos pelo seminarista, souberam interpretar a mensagem emitida”, disse um dos participantes.

“Nós, de José de Freitas, ficamos muito gratos ao professor Cujuba por aceitar nosso convite e ter suprido as nossas expectativas. Estendo os agradecimentos aos mestres Kinzinho e Léle por colaborar conosco dando suporte ao seminarista, e aos demais da família Zumbi, que vieram acompanhá-lo e auxiliá-lo. Também agradeço aos camaradas Cotonete e professor Bulldog, do Grupo Legião, que com a anuência do Professor Secura [Max Feitosa], vieram estar conosco neste momento. Aos discípulos do Mestre Touro, meus parceiros do Caldeirão do Mafrense, que sempre estão presentes em tudo que é movimento relacionado à capoeira que realizamos, serei grato eternamente pela consideração e pela força que sempre nos fornecem”, disse agradecido Aerton Tingaúna, coordenador do RdB em José de Freitas.

Aerton Tingaúna, coordenador do RdB de José de Freitas palestrando para o grupo
Aerton Tingaúna, coordenador do RdB de José de Freitas palestrando para o grupo

Aerton falou de sua gratidão aos membros do RdB/JF-PI, a quem ele chama de família RdB, afirmando que o empenho de cada um dos membros está fazendo valer tudo que vem sendo ensinado nos treinos. “Não descansaremos. Vamos nos preparar para o próximo seminário, pois o berimbau não pode parar”, finalizou Aerton.

Professor Cujuba (esquerda) e kadu Pinheiro (direita)
Professor Cujuba (esquerda) e kadu Pinheiro (direita)

“Obrigado a todos que participaram do seminário e pela oportunidade que me foi dada pelo professor Aerton Tingaúna. Estou muito grato pela receptividade de todos os alunos. Podem contar comigo sempre. Quero deixar aqui o meu abraço a todos”, disse Professor Cujuba.

1ª

Imagens: RdB/JF-PI
Imagens: RdB/JF-PI

Da Redação


Revista Opinião