Portal Revista Opinião

Projeto “Resgatando Cultura” com Reisado e dança do Baião é apresentado em José de Freitas

Matéria publicada em, 22 de julho de 2019

Por Chagas Silva

A Fundação Municipal de Cultura apresentou nesta sexta-feira (19), a 1ª edição do Projeto “Resgatando Cultura”, onde foi apresentado de forma improvisado o Reisado e Baião, o projeto foi apresentado na residência do organizador do evento, Francisco Carlos (Mimi), na Rua José Sampaio em José de Freitas.

O resgate de cultura contou com a animação de Valdir do Acordeon, Tadeu Simião, Banda de Música, além dos componentes da dança do boi, na pessoa do Mestre Alcindo, Bilina e Sr. Areolino Jardur, que conduziu o Boi Luar, atração principal da noite, bastante aplaudido pelo público presente.

A equipe da Fundação Municipal de Cultura se fez presenta na pessoa da gerente de cultura Sandra Pinheiro, Neguinha Rocha. O prefeito Municipal Roger Linhares compareceu ao evento e se comprometeu apoiar o resgate da cultura do Município. Esteve presente também na apresentação do projeto, vice-prefeito Antônio Abreu, vereador Alfredo Holanda acompanhado de sua esposa Professora Elza Coutinho, além do chefe da garagem da prefeitura Viridiano Sampaio, dentre outras pessoas da comunidade.

O Projeto Resgatando cultura tem como finalidade resgatar o nosso reisado que é uma dança típica de todo o estado do Piauí, é festejada a partir do Natal até o dia de Reis. E acontece da seguinte forma, seis pessoas mascaradas, todos cantam ao som de uma música para chegada e despedida do boi. São vários personagens como a Caipora, o Jaraguá, a Burrinha, a Ema  e a Cigana que vão dançando e se apresentado durante a apresentação, ao som de um violão, sanfona, banjos, etc.

A apresentação do projeto teve o cerimonial de Pretinho Ônix, que animou bastante a apresentação. A dança do Baião foi improvisada com casais presente no evento. A organização promete novas atrações para a 2ª edição da apresentação do projeto, dia 26 deste mês na praça de eventos Freitas Filho em José de Freitas. A cobertura foi do Portal Revista Opinião e Blog do Paulo Craveiro.

Fotos: Chagas Silva e Blog Paulo Craveiro News


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO