Portal Revista Opinião

Professora Amparo Holanda lança livro sobre a história da educação de José de Freitas

Matéria publicada em, 6 de dezembro de 2012

A professora, Mestra Maria do Amparo Holanda da Silva, filha de José de Freitas, estará lançando seu primeiro livro na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, na Universidade Federal do Paiuí – UFPI, em Teresina.

O livro da professora é parte da pesquisa realizada em José de Freitas por conta do Mestrado em Educação que concluiu recentemente na UFPI. Seu livro faz um recorte na história educacional de José de Freitas, relatando a História e Memória das Primeiras Instituições Escolares de José de Freitas-PI, entre os anos de 1928 e 1971.

O lançamento do livro será em duas etapas. A primeira em Teresina, local de seu Mestrado em Educação, na UFPI, no dia 11 de dezembro. Depois, o livro será lançado em José de Freitas no dia 15 de dezembro, às 18h30 na escola Antonio Freitas. Na solenidade, a professora irá receber os convidados com um coquetel e estará autografando seu livro para os amigos freitenses.

O livro é um excelente instrumento de pesquisa para estudantes e professores sobre a história educacional freitense. Poderá ser adotado como livro didático pela rede pública municipal de José de Freitas e fazer parte da grade curricular das escolas do município, já que é uma das poucas fontes bibliográficas que tratam da história da cidade.

A autora

Nasceu em 23 de fevereiro de 1958 na localidade Alevantado município de José de Freitas-PI. É Licenciada em Pedagogia/ Administração Escolar pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (1983) e Pedagogia/Magistério pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (1998). Pós-graduada em Didática UESPI (1999) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2007) pela  Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2012).

PROFISSIONAL:

Atualmente é Diretora Acadêmica da Faculdade do vale do Itapecuru – FAI, professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão (Caxias-MA), Coordenadora de Ensino na Secretaria Municipal de Novo Santo Antônio-PI, aposentada como Técnica em Gestão Educacional na 18ªGRE – Gerência Regional da Educação (SEDUC-PI).  É membro do Núcleo de Educação, História e Memória –NEHME  da UFPI.

Trabalhou como professora na Universidade Federal do Piauí – UFPI e na Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Foi professora, coordenadora e diretora na Rede Municipal e Estadual de Ensino em José de Freitas-PI. Foi professora e coordenadora da Unidade Escolar “Edgar Tito” em Teresina-PI. Foi professora e coordenadora do curso de graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Piauiense – FAP/Teresina.

Possui experiência no Ensino Superior desde 1998. Tem desenvolvido pesquisas e seus resultados na forma de artigos publicados em anais de Congressos, Seminários e Encontros de âmbito locais, regionais e nacional.

Amparo Holanda ministra cursos de formação continuada para profissionais da educação em diversas áreas, prestando serviços de consultoria para prefeituras e escolas privadas de todo o Piauí e atua como empresária na área educacional.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO