Procuradora pede afastamento imediato do juiz da comarca de José de Freitas por suposto esquema de fraude

Matéria publicada em, 11 de julho de 2014

A procuradora geral de justiça do Piauí, Zélia Saraiva pediu a prisão de dois advogados e um funcionário do fórum de Campo Maior-PI acusados de corrupção e formação de quadrilha. Os pedidos de prisões foram encaminhados nesta sexta a Corregedoria Geral de Justiça.

Zelia Saraiva
Procuradora geral de Justiça do PI, Zelia Saraiva

A magistrada pediu ainda o afastamento imediato o juiz Lirton Nogueira Santos, que atualmente é titular da comarca de José de Freitas. O Ministério Público Estadual pediu também a quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico do juiz Lirton Nogueira, de três advogados e dois funcionários da justiça de Campo Maior-PI.

Na denúncia, a Procuradoria do Ministério Público relata que há indícios de que o magistrado, quando era juiz de Campo Maior, teria autorizado saques milionários contra a empresa Ponte LTDA. Indignados com as decisões judiciais, o proprietário denunciou o suposto esquema.

Essa semana, o pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí aplicou pena a quatro juízes na sessão administrativa. Dois juízes foram punidos com a pena de aposentadoria compulsória, um foi punido com remoção compulsória e outro com advertência.

A defesa do juiz Lirton já está trabalhando no sentido de provar sua inocência nas acusações da procuradoria. Um amigo próximo ao magistrado relatou que ele foi vítima de um servidor, o qual agiu de má fé hackeando seu perfil do sistema Bacen Jud (sistema que permite ao Judiciário, por meio da internet, efetuar determinações e bloqueio, desbloqueio e transferência de valores em contas correntes, de poupança e demais ativos financeiros bloqueáveis, requisição de informações sobre a existência de contas correntes e de aplicações financeiras, saldos, extratos e endereços de clientes do Sistema Financeiro Nacional.)  Ocorre, que o referido hacker, juntamente com advogados, realizavam desvios de dinheiro de certas empresas. A própria equipe de informática do Tribunal de Justiça constatou que seu computador tinha sido hackeado. A sua defesa levantou provas suficientes em seu favor. Além disso, o servidor que fez os desvios através da senha do Magistrado encontra-se foragido.

Lirton Nogueira assumiu a comarca de José de Freitas no dia 18 de julho de 2011, substituindo a Juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, que havia deixado a comarca depois de quase oito anos de trabalho à frente do judiciário local, quando foi promovida e transferida para o Tribunal do Júri em Teresina.

Nesses quase 3 anos, o juiz Lirton Nogueira Santos tem dado sequência ao grande trabalho realizado por sua antecessora na comarca de José de Freitas com muita desenvoltura. A população josedefreitense foi pega de surpresa com a decisão da procuradoria de justiça.

Fonte: cidadeverde.com


Revista Opinião