Procurador e família são presos em operação do Gaeco contra corrupção

Em coletiva de imprensa na sede do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o coordenador do grupo, promotor Rômulo Cordão, confirmou que além do ex-procurador geral de Justiça, Emir Martins Filho, do seu filho, o advogado Tiago Sauders Martins e da nora Susyane Araújo Lima Sauders Martins, também foi presa a ex-mulher do procurador, Maria da Glória.

O ex-procurador geral está sendo investigado pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa
O ex-procurador geral está sendo investigado pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Ele informou que, no total, 12 mandados de prisão serão cumpridos. As prisões são destinadas a familiares e pessoas próximas do ex-procurador, que se beneficiaram com o esquema. Até agora foram confirmadas as prisões de Emir, seu filho – Tiago Sauders Martins, sua nora – Susyane Araujo Lima Sauders Martins, e a ex-esposa – Maria da Gloria. A quinta pessoa presa não teve o nome divulgado.
Os desvios consistiam em fraudes na folha de pagamento do Ministério Público, em que estagiários recebiam salários de até R$ 30 mil.

A operação baseia-se em relatório de processo de controle administrativo lavrado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2010.

De acordo com documentos, a auditoria realizada na folha de pagamentos dos servidores públicos do MP-PI identificou desvio de dinheiro público no período de gestão de Emir Martins Filho.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de todos os alvos de mandados de prisão e outros locais identificados pelas investigações como possíveis fontes de provas.

Fonte: cidadeverde