Preso em Altos-PI acusado de matar desafeto na Barragem do Bezerro

Matéria publicada em, 3 de novembro de 2015

Foi preso no final da tarde desta segunda-feira (2 de novembro de 2015), dentro de um táxi, nas imediações da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na entrada da cidade de Altos-PI, o josedefreitense Joan Pereira de Farias, que é acusado de ter matado com quatro tiros de revólver calibre 38, por volta das 5h40min da manhã do último domingo (1º de novembro de 2015), na Barragem do Bezerro, na cidade de José de Freitas-PI, o jovem Jeferson Matos de Oliveira, conhecido por Tetéo, de 19 anos de idade.

IMG-20151104-WA0030

Joan Pereira de Farias, que mora na cidade de José de Freitas-PI foi preso por policiais da Força Tática de Altos-PI, sob o comando do sargento Nilton César, logo depois de ser liberado da Central de Flagrantes, em Teresina-PI, para aonde ele foi levado no início da tarde deste dia 2 de novembro, depois de ser preso junto com mais cinco suspeitos, sendo quatro do Município de José de Freitas-PI, próximo a uma boca de fumo no Morro do Borel, no Bairro Alto Franco, na cidade de Altos-PI. Os policiais da Força Tática de Altos realizavam rondas pelo Morro do Borel, quando perceberam os seis suspeitos e realizaram uma abordagem e acabaram encontrando com o grupo, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

“Abordamos os indivíduos porque eles estavam em atitude suspeita e apresentavam nítidos sinais de que haviam usado drogas”, explicou o sargento Nilton César, que comandou a operação na cidade de Altos. De acordo ainda com o sargento Nilton, os seis suspeitos, dentre eles, Joan Pereira de Farias, principal acusado de ter matado o seu desafeto Tetéo, na Barragem do Bezerro, em de José de Freitas-PI, estavam nas imediações da boca de fumo que pertence a um homem conhecido por “Calabanjo”, que é bastante conhecido pela Polícia de Altos-PI.

Seis foram presos em Altos-PI
Seis foram presos em Altos-PI

O sargento Nilton informou que dos seis suspeitos presos próximos a boca de fumo, um reside em Teresina-PI, quatro na cidade de José de Freitas-PI e um na cidade de Altos-PI. O militar acrescentou que Mizael Lopes de Araújo foi um dos detidos na operação. Mizael reside em José de Freitas-PI, já tendo várias passagens pela Delegacia daquele Município e assumiu ser o dono do revólver calibre 38 apreendido em poder do grupo na tarde deste dia 2 de novembro, na cidade de Altos-PI.

Apenas Mizael Lopes foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Também fazia parte do grupo, um homem conhecido por Mauro Ventão, que reside na cidade de Altos. O josedifreitense Joan Pereira de Farias, acusado de ser o matador do desafeto Tetéo, na Barragem do Bezerro, em José de Freitas foi levado para o 14º DP, na cidade de Altos, onde foi entregue a delegada Alexandra Santos e será transferido neste dia 3 de novembro para a Delegacia de José de Freitas-PI, onde será interrogado pelo delegado Hildson Rodrigues Leal sobre o assassinato ocorrido na Barragem do Bezerro, na madrugada do último domingo (1º de novembro).

Delegado diz que Tetéo foi vítima de execução

O delegado Hildson Rodrigues Leal informou que Jeferson Matos de Oliveira, o Tetéu, que morava no Bairro Pitombeira, em José de Freitas-PI, e que já tinha passagens pela policia e era acusado de praticar assaltos, ainda tentou fugir após ser atingido pelos primeiros disparos, mas não conseguiu e acabou executado com um último tiro na cabeça. “Chegou um indivíduo armado e atirou nele, que ainda tentou correr, mas logo caiu. Uma vez no chão, Tetéo foi alcançado pelo assassino, que acertou um tiro na sua cabeça. Foi uma execução”, afirmou o delegado Hildson Leal. Tetéo era procurado pela polícia, acusado de tomar motos de assaltos em José de Freitas-PI.

Jeferson Matos de Oliveira (Tetéo), morto no domingo, 1º de novembro na Barragem do Bezerro
Jeferson Matos de Oliveira (Tetéo), morto no domingo, 1º de novembro na Barragem do Bezerro

Balada da Morte

A execução de Tetéo aconteceu durante uma festa chamada de Balada, na Barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI. A população de José de Freitas, porém, já rebatizou o local. O delegado Hildson Rodrigues explica: “O crime ocorreu em uma festa chamada Balada, mas que as pessoas conhecem como Balada da Morte, porque já foram registros outros assassinados lá”.

Antes de Tetéo, o último homicídio ocorrido na Balada da Morte havia sido em março deste ano. A vítima foi José de Ribamar Cardoso da Cunha Filho, de 20 anos, que tinha familiares no Bairro Ipiranga, em José de Freitas-PI, mas que residia no Bairro Monte Horebe, na Região do Grande Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste de Teresina-PI.

Joan já foi condenado a 12 anos por outros crimes

De acordo com o sargento Nilton, o josedifreitense Joan Pereira de Farias, preso na cidade de Altos-PI, já foi condenado a 12 anos, pela Justiça, por outros crimes, e estava em liberdade condicional. Segundo ainda o militar Nilton, o suspeito Joan e os outros quatro comparsas foram liberados da Central de Flagrantes, em Teresina-PI, porque Mizael Lopes assumiu que o revólver apreendido com o grupo era seu. “Minutos depois que Joan Pereira de Farias foi liberado da Central de Flagrantes é que recebemos um comunicado de José de Freitas, informando que ele é o principal suspeito do homicídio na Barragem do Bezerro e conseguimos efetuar novamente a sua prisão, quando ele já estava chegando de volta à cidade de Altos, em um táxi”, explicou o sargento Nilton César.

Acusado de matar Tetéo, Joan Pereira de Farias estava em liberdade condicional
Acusado de matar Tetéo, Joan Pereira de Farias estava em liberdade condicional

Fonte: Portal Altos/Saraivareporter              Imagens: portalaltos/realidadeemfoco


Revista Opinião