Prazo para aprovados no Sisu se matricularem começa hoje

Matéria publicada em, 27 de janeiro de 2011

Começam nesta quinta-feira (27) as matrículas dos aprovados na primeira lista do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os estudantes também podem se matricular nos dias 28 e 31 de janeiro – último prazo.

Em geral, as universidades realizam o procedimento em horário comercial, das 9h às 18h. Mas é importante ficar atento e entrar em contato com a instituição escolhida por telefone ou e-mail, para checar qual exatamente vai ser o período de funcionamento.

Veja aqui se você foi aprovado

A lista de documentos não muda muito de uma universidade para outra. Exige-se o original e uma cópia de: CPF (Cadastro de Pessoa Física), histórico escolar, atestado de conclusão do ensino médio, carteira de identidade, certificado de reservista e título de eleitor. Os papéis devem ser entregues nas próprias instituições de ensino.

Foram convocados 82.949 estudantes, que obtiveram as vagas para estudar em 83 instituições de ensino – 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação e uma escola autônoma de nível superior.

As vagas abertas são para cursos universitários, com duração mínima de quatro anos.

Próximas chamadas

Quem não foi aprovado na primeira lista do Sisu deve ficar atento: a segunda chamada está prevista para sair no dia 4 de fevereiro. Serão distribuídas, neste caso, as vagas de estudantes que não se matricularam ou desistiram das universidades.

No dia 13 de fevereiro sai a terceira e última chamada do Sisu. Quem não for aprovado nas três listas ainda tem a chance de ingressar em uma fila de espera, que começa a receber inscrições depois do dia 13 do mesmo mês.

Os cadastros nas listas de espera serão feitos tanto pelo site do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto pelo do próprio Sisu.

O boletim com as notas individuais também foi disponibilizado pelo MEC. O vestibulando precisa acessar o sistema do Sisu usando seu número de inscrição no Enem e a senha do perfil.

Cronograma do Sisu
Resultados e Matrículas Data
1ª Chamada
Resultado 24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados 27, 28 e 31 de janeiro
2ª Chamada
Resultado 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 8 e 9 de fevereiro
3ª Chamada
Resultado 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 15 e 16 de fevereiro
Lista de Espera
Declaração de interesse em participar 13 a 17 de fevereiro

Revista Opinião