Portal Revista Opinião

Piauí sedia o 8º Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

Matéria publicada em, 30 de abril de 2011

Teve início na noite de ontem (29), o 8º Seminário Nacional das Religiões Afro-Brasileiras em Saúde, que recebe apoio do governo do estado através das parcerias com as Secretarias de Saúde, Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e Assistência Social. Durante a abertura, a Secretaria Estadual de Saúde, Lilian Martins, representou o governador Wilson Martins e reforçou a parceria do governo com as entidades de mobilização afro.

“O Estado reconhece o valor que as religiões representam para as políticas públicas, independente de qualquer etnia, ou crença. Sabemos que nas religiões afro o preconceito ainda existe por algumas camadas da sociedade, mas o fato de estarmos aqui como Estado, significa que damos visibilidade para diminuir essas desigualdades” afirmou a secretária.

O Seminário acontece no Rio Poty Hotel até o próximo domingo (01). No encontro serão discutidas as políticas públicas para comunidade de terreiros, além de conferências e painéis com a situação da população negra relacionadas a saúde.

A secretária afirma que essas discussões fortalecem a principal proposta de trabalho que é a atenção primária à saúde. “As políticas públicas desenvolvias pela população civil são fundamentais para manter o controle social e possibilitar um melhor engajamento na execução de atenção a saúde primária”, reitera.

A organização do seminário conta com a participação dos adeptos da umbanda, candomblé e quibambas da região. A realização de eventos como esse fortalece a importância das comunidades afro descendentes que, além de representar a base da colonização brasileira, desempenha papel fundamental nas ações de atenção e assistência a sociedade civil organizada.

Fonte: gp1


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO